ARTES HÍBRIDAS EM CENA: PROCESSOS ARTÍSTICOS E PEDAGÓGICOS EM UM CURSO TÉCNICO DE TEATRO
Palavras-chave:
Artes híbridas, Teatro, Processos artisticopedagógicos.Resumo
Este trabalho busca refletir sobre as manifestações artísticas híbridas nos processos artisticopedagógicos de um curso técnico de teatro. Como estratégia metodológica foi realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino particular no município de Curitiba. Em um primeiro momento é evidenciado o que os (as) professores(as) da escola entendem pelo conceito de artes híbridas. Todos eles(as) apresentaram clareza na definição do conceito. Identificamos que a escola trabalha em um perspectiva interdisciplinar e busca uma formação que dê ferramentas para os(as) alunos(as) serem artístas mais completos, experienciando outras linguagens artísticas além do teatro.
Downloads
Referências
BONACELLI, Maria Beatriz M. Além das fronteiras: a interdisciplinaridade para a interação entre (novos) conhecimentos. Revista Ensino Superior nº 12 (janeiro-março), Campinas: UNICAMP, 2014. Acessado em: 26 de maio de 2016. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/alem-das-fronteiras-a-interdisciplinaridade-para-a-interacao-entre-novos-conhecimentos>
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2006
HORA, Daniel. Perspectivas históricas da arte_hackeamento. In: Anais do 9° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#9ART): sistemas complexos artificiais, naturais e mistos. VENTURELLI, Suzete (org.) Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Arte, Brasília – DF, 2010.
MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; ALMEIDA, Carla. Para que um diálogo entre ciência e arte? História, ciência e saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13, p. 7-10, outubro 2006. Acessado em 26 de maio de 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702006000500001&lng=en&nrm=iso>
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES; Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31 ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2012.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar e reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.
NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. Educação e transdisciplinaridade. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/solar/aula_link/llpt/A_a_H/didatica_I/aula_04/imagens/01/transdisciplinaridade.pdf Acesso em: 18 abr.2016.
NUNES, Sandra Conceição; OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho e. Inter-Relações nas Linguagens da Arte: uma tentativa de relacionar as linguagens artísticas no ensino de Arte na escola pública. 2011 Acessado em 26 de maio de 2016. Disponível em: <http://www.ppgav.ceart.udesc.br/ciclo3/anais/Sandra% 20Nunes.rtf>
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 2. ed São Paulo: Paulus, 2004.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Ana Thorell 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.