EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO PANDÊMICO:

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1445

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Pandemia, Ensino Remoto Emergencial, Licenciatura em Dança, Relato de Experiência

Resumo

O texto traz um breve relato sobre as experiências docentes vivida no período de junho a setembro de 2021, em duas turmas de Estágio Supervisionado Obrigatório I, do Curso de Licenciatura em Dança da (nome da Instituição). Na tentativa de repensar estratégias didáticas e pedagógicas que possibilitassem a retomada dos estágios de forma remota no momento da pandemia, o Curso de Dança viu na parceria com a Secretaria Municipal de Educação/ (nome do Município), a aplicação de possíveis ações que garantiriam aos discentes universitários essa experiência. O estudo da realidade deu-se com o auxílio de ferramentas tecnológicas, tais como o Google e suas extensões (Google docs, Google Meet) e as Redes Sociais (Instagram e YouTube), as quais proporcionaram o encontro semanal entre os professores supervisores com seu grupo de estagiários. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) apontou outras estratégias de ensino, cujas potencialidades revelaram-se por meio da inovação e interação nas abordagens de conteúdos das aulas de Dança, trazendo a reinvenção, a ousadia e a criatividade em tempos tão desafiadores devido o contexto pandêmico. Diante da impossibilidade dos encontros presenciais, o ERE garantiu a contemplação da experiência estética propiciada pela Arte, tanto aos graduandos quanto aos estudantes da educação básica.

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Biografia do Autor

Katia Agg, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil

Professora do Curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua no campo do ensino e da pesquisa na área de Dança, Processos de Criação e Educação. Atual coordenadora e diretora artística na Gaya Dança Contemporânea. Realizou Estágio Pós-doutoral em Arts Vivant, na Université Paul Valéry (Montpellier/França). Mestre e Doutora em Artes/ Dança, pelo Instituto de Artes da Unicamp. Endereço eletrônico: katia.agg@ufrn.br

Larissa Kelly de Oliveira Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN/Brasil

Larissa Kelly de Oliveira Marques - Professora do Curso de Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como coordenadora adjunta e diretora artística na Gaya Dança Contemporânea. Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: dança, corpo, educação, processos de criação, estudos labanianos. Endereço eletrônico: larissa.marques@ufrn.br

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Publicado

02.12.2024

Como Citar

Agg, K., & Marques, L. K. de O. (2024). EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO PANDÊMICO:: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1445. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1445