A AUTORREPRESENTAÇÃO COMO PRÁTICA DE SI
DESESTABILIZANDO DISCURSOS NORMATIVOS SOBRE A MULHER ARTISTA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1261Palavras-chave:
Feminismo. Processo Criativo. Pintura.Resumo
Este artigo é uma pesquisa em arte sobre a produção de um autorretrato que parte da questão: como a autorrepresentação feminina pode colaborar para contrapor os enunciados normativos sobre a mulher? Para isso, objetivo pesquisar o discurso artístico como estratégia feminista de criação de subjetividades não dominadas pelo poder patriarcal; conceituar práticas de si como possibilidade que as artistas feministas tem recorrido para discutir relações de poder na esfera privada; analisar o processo criativo de um autorretrato pictórico como prática de si na construção de discursos que contrapõe narrativas cristalizadas sobre a mulher.
Palavras-chave: Feminismo. Processo Criativo. Pintura.
Downloads
Referências
BENATTI, Lucas. Sobre a (im)permanência e a captura pictórica do tempo. In: LACERDA, Eva. Inacabamentos. Florianópolis. Edição da autora, 2023
NOCHLIN, Linda: Porque não Houve Grandes Mulheres Artistas? Tradução Juliana Vacaro. São Paulo: Edições Aurora, 2016.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In O meio como ponto zero. BRITES, Blanca; TESSLER, Elida. Rio Grande do Sul: Editora da Universidade do Rio Grande do Sul, 2002, p.123-140.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 Edições, 2018.
TRIZOLI, Talita. Atravessamentos feministas: um panorama de mulheres artistas no Brasil dos anos 60/70. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia e Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: arte contemporânea de mulheres no Brasil e na Argentina. 2015. Tese (Doutorado em História Cultural) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eva Alves Lacerda, Silvana Barbosa Macedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.