CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ARTE PARA A EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1144Palavras-chave:
Arte, Arte/educação, BNCCResumo
RESUMO- O presente artigo aborda o processo de institucionalização do ensino no Brasil, as orientações da Base Nacional Comum Curricular para o desenvolvimento integral do aluno construindo um diálogo entre os autores João Francisco Duarte Júnior e Elliot Eisner, apresentando aspectos nos quais a arte pode contribuir com o alcance dos objetivos traçados na BNCC. De acordo com os autores o ensino de arte, quando apresentado de forma significativa, vem a contemplar os aspectos cognitivos, intelectuais e emocionais do aluno, vivências sensíveis que se alinhem aos interesses do aluno, no ensino da arte mostram-se como importante contribuintes para uma educação emancipatória para o educando. No sentido de que a arte não apresenta-se apenas como uma disciplina, mas também como linguagem humana, uma área de conhecimento, patrimônio cultural e instrumento de expressão para o aluno, o ensino de arte através da abordagem triangular, brevemente apresentada no texto, coloca-se como metodologia que contribui em diferentes aspectos da educação.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. A Imagem no Ensino da Arte: Anos Oitenta e Novos Tempos. São Paulo. Perspectivas, 2005.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O Sentido dos Sentidos a educação do sensível. Curitiba, PR: Criar, 2001.
EISNER, ELLIOT W. O que a educação pode aprender a partir da arte sobre a prática da educação? Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p. 5-17, 2008.
FERRAZ, Maria Heloísa C. T.; FUSARI, Maria F. R. Metodologia do Ensino de Arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra. 1996 25ª ed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cristiane Lawall, Laura Ribero Rueda, Júlio César da Rosa Herbstrith
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.