Programa de Piano do Curso Básico da FUNDARTE
Palavras-chave:
habilidades musicias, fruição, criatividadeResumo
O Curso Básico de Música – Piano é elaborado com ênfase na Proposta Pedagógica dos Cursos de Artes da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE (HUMMES; DAL BELLO, 2019) que, alinhada às diretrizes e orientações do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 10.172/2001), se constituí diante da valorização do acesso ao conhecimento artístico-intelectual através das áreas da Arte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro). Nesse sentido, o Programa de Curso proposto é previsto a partir das Dimensões do Conhecimento Musical ao Piano, das Habilidades Músico-Pianísticas, da Metodologia, da Avaliação, do Perfil do Egresso, além de seu Objetivo Geral, que corrobora a estrutura dos Módulos Musicalização Através do Instrumento I e II; Inicial I, II e III; Fundamental I e II; Intermediário I, II e III; e Avançado I e II, este último concede a certificação no Curso Básico de Música – Piano, da FUNDARTE. Aos ingressantes com idade a partir de 18 anos, é ofertado o Módulo Oficina I e II, cuja principal característica é iniciar, musicalmente, os estudantes através do aprendizado ao Piano, concedendo certificação após a sua conclusão.
Referências
ADOLFO, Antonio. Música: leitura, conceito, exercícios. 3 ed. Editora Lumiar: Rio de Janeiro, 2012.
BACH, J. S. O pequeno livro de Anna Magdalena – 20 peças fáceis. Ricordi Brasileira.
BARTÓK, Béla. Mikrokosmos. Boosey & Hawkes.
BEYER, F. Escola preparatória do piano Op. 101. Ricordi Brasileira.
BULL, Georges. 25 Pequenos estudos à quatro mãos, Op. 179. Editora Irmãos Vitale. Partitura.
BULL, Georges. Primeira hora de estudo: exercícios para adquirir agilidade, igualdade e independência dos dedos. Ricordi Brasileira.
CZERNY, Carl. O primeiro mestre de piano – 100 estudos diário Op. 599. Ricordi Brasileira.
CZERNY-BARROZO NETO. 48 estudos. Editora Ricordi, São Paulo, 2008.
CZERNY-BARROZO NETO. 60 pequenos estudos. Editora Ricordi, São Paulo, 2008.
FABER, Nancy; FABER, Randall. The developing artist piano literature book I & III. Music Company: Miami/Florida. Partitura.
FAGUNDES, Marcelo Dantas. Técnicas de acompanhamento. Editora Keyborad: 2003.
FLETCHER, Leila. Piano Course II & III. São Paulo, BR: Ricordi do Brasil, 2012.
KEVEREN, Phillip; KERN, Fred; KREADER, Barbara. Piano Lessons II. Milwaukee, EUA: Hal Leonard Books, 2001.
MELLO, Ondine de. Exercícios de técnica para piano. Irmão Vitale, 1999.
NAKAMURA, Ricardo. Duetos Populares. Brasília, BR: Nakamura, 2006.
POZZOLI, E. A técnica diária do pianista. Ricordi Brasileira.
POZZOLI, Heitor. Guia Teórico-Prático para o ensino do ditado musical: parte I & II. Editora Ricordi: Brasil, 2014.