De galinha do mato à Aracuã

Autores

  • Juliana de Castro Vianna Dapper Prefeitura de Montenegro/RS/Brasil

Palavras-chave:

Palavras-chave, Artes visuais, Educação Musical, Aracuã.

Resumo

Resumo: O presente relato de experiências apresenta um projeto desenvolvido com vinte e um alunos pertencentes a uma turma multisseriada de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I em uma escola da zona rural de Montenegro–RS. O trabalho originou-se a partir da observação de uma estranha ave no pátio da escola, que inicialmente foi nomeada de galinha do mato. A partir das inquietações dos alunos acerca da ave, atividades artístico-pedagógicas, entre outras foram desenvolvidas, incluindo uma pesquisa de iniciação científica, que resultou na identificação da ave como Aracuã. Ampliando o trabalho de pesquisa, iniciou-se um fazer artístico aliado a desdobramentos de ideias, gerando construções sobre artes visuais contemplando especificamente a fotografia e educação musical envolvendo o tema galinha.

Referências

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Petrópolis, 2003.

PILLAR, Analice Dutra. A Educação do olhar no Ensino da Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002, p. 71- 82.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para o debate científico multidisciplinar. In.: CRUZ, Silvia Helena Vieira (Org.) A criança fala: a escuta de crianças e pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008, p. 43-51.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Dapper, J. de C. V. (2018). De galinha do mato à Aracuã. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.471–475. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/Anaissem/article/view/608

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular