ALMA LUMINESCENTE
AULAS DE ARTE INDÍGENA CONTEMPOR NEA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Educação em artes visuais, Fotografia, Residência Pedagógica, Arte Indígena ContemporâneaResumo
O presente relato disserta sobre a experiência de uma docente em formação no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, vivida com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Piratini, localizado no bairro Auxiliadora na cidade de Porto Alegre, onde aulas de Arte Indígena Contemporânea culminaram em um projeto apresentado no sarau que a escola realiza anualmente há 20 anos. Esta experiência foi possível através do Programa de Residência Pedagógica, no primeiro semestre de 2023, que coloca estudantes de licenciatura em contato com o cotidiano de escolas.
Referências
INGOLD, Tim. Antropologia e/como educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2020.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.