A arte inclusiva e a inclusão da arte: alguns apontamentos

Autores

  • João Guilherme Barreto Prandini Ricieri FAC - Faculdade Anahnguera de Cascavel
  • Mateus Mioto dos Santos Membro do grupo de pesquisa história e historiografia na educação - UNIOESTE

Palavras-chave:

Pedagogia, arte, inclusão.

Resumo

É considerável compreender os aspectos relacionados ao ensino da arte e a implementação de práticas e políticas voltadas à inclusão em escolas públicas regulares e os fatores atrelados a tal contexto, bem como o desenvolvimento sócio-cultural das práticas supracitadas e também da disciplina de arte, ambos historicamente segregados. A análise apresentada nesse trabalho intenta desvelar parcialmente as problemáticas enfrentadas por educadores e comunidade escolar no sentido de incluir realmente o aluno portador de deficiência e também, sensibilizar os leitores para a necessidade de transvalorizar os conceitos defasados que derivam de uma tradição histórica educacional classista, que a despeito das necessidades e transformações sociais privilegiam práticas discriminatórias no âmbito escolar, intelectual e estético do ser.

Referências

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre. Mediação. 2010. 3ª ed.

CUNHA, Suzana Rangel V. As artes do universo infantil. Porto Alegre. Mediação, 2012. 2ª Ed.

FERRAZ, Maria H. C. T.; FUSARI, Maria F. R.. Métodologia do ensino de arte. São Paulo. Cortez, 1993

MANZINI, Eduardo José. Inclusão e acessibilidade. Marília. ABPEE, 2006.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Fundamentos de educação especial. São Paulo. Pioneira, 1982.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Política de educação inclusiva nas escolas: trajetória de conflitos. In: JESUS, Denise Meyrelles de. et all. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre. Mediação, 2009.

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Práticas pedagógicas e a inserção sócio-cultural do deficiente: a complexidade da proposta. In: MANZINI, Eduardo José. Inclusão e acessibilidade. Marília. ABPEE, 2006.

Downloads

Publicado

08.07.2015

Como Citar

Ricieri, J. G. B. P., & Santos, M. M. dos. (2015). A arte inclusiva e a inclusão da arte: alguns apontamentos. Revista Da FUNDARTE, (29), P. 64–73. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/144

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.