2016: TEMPO-MEMÓRIA NA EDUCAÇÃO: Reflexões
Tempo-Memória na Educação: Reflexões é uma obra ‘construída’ por muitas vozes e que, felizmente, conseguiu uma versão impressa e outra digital. Confluência de um projeto editorial parceiro entre a Editora BT Acadêmica de São Paulo e a FUNDARTE. Estamos, conforme é de conhecimento geral, num momento de verdadeiras transições e tudo se transforma a uma velocidade jamais experimentada anteriormente. As velocidades das transformações exigem de nós, não somente que se lamente o passado, como, muitas vezes, acontece. O mundo nunca foi tão dinâmico, e como tal, exige que saibamos desafiá-lo com novas propostas, assim como solicita que tenhamos olhares com perspectivas que beneficiem a humanidade. Estimulem o acesso a leituras e, sobretudo, a reflexões que proporcionem uma prática. Muitas pessoas, ainda, rejeitam, veementemente, os novos suportes de materialidade de um livro. Via de regra, esquecem que o livro, tal como o conhecemos nos dias atuais, possui uma história relativamente curta, se comparada com outros processos. O livro impresso ainda faz parte de nossa realidade e, certamente, é necessário. No entanto, não podemos, de maneira alguma, deixarmos de lado qualquer outro suporte que viabilize leituras em todos os níveis. Nessa medida, nós organizadores, pensamos neste projeto editorial que, na verdade, soma: o impresso e o digital. E, ainda, reúne autores das mais diversas áreas do conhecimento. Agradecemos a todos os envolvidos em nosso projeto editorial. Um livro, principalmente em dois suportes, exige a cumplicidade de dezenas de pessoas. Nessa medida, agradecemos a toda equipe técnica, assim como a todos os autores que, generosamente, construíram seus textos para este livro. Nossos agradecimentos especiais ao Prof. Dr. Marco Lucchesi (Membro da Academia de Letras, cadeira de nº 15, professor da UFRJ) que nos enviou um texto intitulado Direitos Linguísticos. Ao Prof. Dr. José Eustáquio Romão (Membro do Conselho Nacional de Educação, professor e diretor do Programa de Educação Stricto Sensu da Universidade Nove de Julho de São Paulo) que colabora com o texto intitulado Tenentismo Pedagógico. À escritora portuguesa Estela Guedes que sempre integra nossos projetos. A Abílio Castro Gurgel, há muito tempo parceiro em projetos culturais que beneficiam milhares de leitores e mediou, inclusive, a colaboração de Marta Villares Musetti de Campos, representando, desta maneira, a Escola Viva de São Paulo.
A CAPES, por ter possibilitado, via OBEDUC – Universidade Popular no Brasil, que parte dos resultados de pesquisas aqui publicadas, tivessem concretude.
Os organizadores: Ana Maria Haddad Baptista Júlia Maria Hummes Márcia Pessoa Dal Bello Ubiratan D›Ambrosio.