ENTRE A ARTE E A EDUCAÇÃO
REFLEXÕES SOBRE O ARTISTA DOCENTE NA DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1614Palavras-chave:
Artista docente, Dança, Pedagogia crítico-performativaResumo
O artigo explora a figura do artista docente, focando na intersecção entre a prática artística e pedagógica no contexto da dança e da pedagogia crítico-performativa. O conceito de artista docente é apresentado como um entrelugar, um espaço de transição e fusão entre a criação artística e o ensino, desafiando as divisões tradicionais entre arte e educação. A pedagogia crítico-performativa é utilizada como base para refletir sobre a formação e atuação do artista docente, promovendo práticas que visam à emancipação, transgressão e renovação dos métodos de ensino. A atuação do artista docente é entendida como um processo contínuo de construção, em constante diálogo com o presente e a coletividade.
Downloads
Referências
ANTUNES, Arnaldo. Pessoa, 1993. Disponível em:<https://arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=265> Acesso em: 15 de out. 2021.
BRAGA, Pedro Luis.; SAURA, Soraia Chung.; ZIMMERMANN, Ana Cristina. As performances do professar: deslocamentos do rio do saber em práxis incorporadas. Reflexão e Ação, v. 30, n. 1, p. 148-164, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15898. Acesso em: 15 mar. 2024.
DAICHENDT, James. Artista Professor - Tradução: Fábio Wosniak. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.5965/2447267222016158. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/8490. Acesso em: 15 mar. 2024.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2017.
FERREIRA, Alexandre. D.; FIGUEIREDO, Valéria. M. C. de. Universidade e experiências sobre a produção em dança na atualidade: o paradoxo artista-docente. ouvirOUver, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 256–267, 2015. DOI: 10.14393/OUV14-v10n2a2014-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32051. Acesso em: 15 mar. 2024.
FOUCAULT, Michel. Subjetividade e verdade: curso no Collège de France (1980- 1981). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016.
GARCÍA-HUIDOBRO MUNITA, R.; VIVEROS-REYES, F.; BAHAMONDE-COURBIS, G. Creaciones y transformaciones en la onto-epistemología de los/as artistas-docentes. Un proyecto al sur de Chile. Arte, Individuo y Sociedad, v. 32, n. 3, p. 661-677, 1 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5209/aris.64915. Acesso em: 15 de mar. 2024.
.
ICLE, Gilberto; BONATTO, Mônica. Por uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar para professores‑performers e estudantes‑performers. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 101, p. 7-28, jan.-abr., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622017168674. Acesso em: 15 de mar. 2024.
MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação (3). ouvirOUver, v. 10, n. 2, p. 230-239, out. 2015.
MUNDIM, Ana. C. DA R. Dossiê O artista docente em dança: discursos e práticas. ouvirOUver, v. 10, n. 2, p. 191-193, out. 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32058. Acesso em: 15 mar. 2024.
PEREIRA, Marcelo de Andrade. A dimensão performativa do gesto na prática docente. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, p. 555-563, dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000300012. Acesso em: 15 de mar. 2024.
PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance docente: sentido e implicações pedagogógicas. In: PEREIRA, Marcelo. (org.) Performance e educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria: Ed. UFSM, 2013.
PEREIRA, Marcelo; ICLE, Gilberto. Pedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e Agamben. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 67, p. 121-137, jan./fev. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.56085. Acesso em: 15 de mar. 2024.
PINEAU, Elyse Lamm. Pedagogia crítico-performativa: encarando a política da educação libertadora. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade (org.). Performance e Educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria, Ed. UFSM, 2013.
PRIMO, Rosa. C. Artista docente: incursões e mutações nos modos de existência. ouvirOUver, v. 10, n. 2, p. 196-204, 29 out. 2015. DOI: 10.14393/OUV14-v10n2a2014-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/27850. Acesso em: 15 mar. 2024.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org, 2009.
STRAZZACAPPA, Márcia. Imersões poéticas como processo de formação do artista-docente. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 2, p. 96-111, 2014. DOI: 10.36025/arj.v1i2.5368. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5368. Acesso em: 15 mar. 2024.
STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. 4° ed. São Paulo: Papirus, 2012.
THORTON, Alan. Artist, Researcher, Teacher. Chicago: Intellect Bristol, 2013.
TOMITA, Taliane. Da busca por encontrar-me. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 1, 2017. DOI: 10.5965/24471267312017150. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/9496. Acesso em: 15 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Oneide Alessandro Silva dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
