Programa de Canto do Curso Básico da FUNDARTE

Autores

  • Cynthia Barcelos Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil
  • Rosimari Oliveira Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil

Palavras-chave:

técnica vocal, consciência coporal, gêneros musicais

Resumo

Os objetivos do curso de canto são:

  • Levar o aluno a valorizar a saúde vocal;
  • Identificar os diversos componentes do mecanismo do canto e seu funcionamento;
  • Desenvolver uma postura de palco adequada;
  • Dominar o mecanismo respiratório e de colocação vocal;
  • Trabalhar através da consciência corporal diversas técnicas e possibilidades vocais;
  • Interpretar a representação gráfica dos sons;
  • Desenvolver a memória musical;
  • Desenvolver uma técnica vocal sólida
  • Conhecer diversos gêneros musicais proporcionando uma interpretação coerente do repertório.

Biografia do Autor

Cynthia Barcelos, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil

Bacharel em Música com habilitação em canto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da professora Luciana Kiefer. Participou de seu primeiro festival internacional de música nativista, como intérprete solista vocal, aos 10 nos, sendo agraciada com vários prêmios desde então. Aos 15 anos de idade ingressou no Coro Sinfônico da OSPA, em 2005, participando de obras como “Carmina Burana” de Carl Orff, “Réquiem” de Verdi e “9ª Sinfonia” de Beethoven, entre outras. Começou seus estudos com o professor Decápolis de Andrade e iniciou sua carreira como solista em 2006, com a obra “Serenate to Music” de Vaughan Williams, executada pela OSPA. No mesmo ano foi solista da Orquestra jovem da OSPA, sob regência do Maestro Túlio Belardi em uma turnê pelo estado, cantando também no Festival de Cinema de Gramado. Desde 2008 compõe o “Duo Cantilena”, com o violonista clássico Thiago Kreutz. Já esteve sob a regência do Maestro Manfredo Schimiedt e em 2008 atuou como solista da obra “Fantasia Coral” de Beethoven, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky. Atualmente é professora de Canto e técnica Vocal, nos coros Criarte e Cantarte na ~Fundação Municipal de Artes de Montenegro- FUNDARTE.

Rosimari Oliveira, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil

A soprano Rosimari Oliveira, Pós Graduada em Performance Ópera pelo Conservatório Liceu de Barcelona/Es, Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)sob orientação do Professor Dr. Roberto Henrique Fernandes de Oliveira. Em 2003 realizou seu debut na ópera com Carmen de Bizet no papel de Frasquita, concedido pela presidente do júri do concurso Aldo Baldin, a Mezzosoprano Italiana Fiorenza Cossotto em Florianópolis/SC. A partir de então tem se destacado na cena lírica em papéis como o personagem protagonista de Agathe na ópera Der Freischütz de Weber em Valladolid/Espanha. Fez turnê pelo estado do RS com a ópera La Serva Padrona de Pergolesi junto a orquestra SESI/Fundarte totalizando 48 récitas. Cantou a ópera Carmen no personagem de Frasquita na PUC/RS. Em junho de 2012 fez Despina na òpera Così Fan Tutte de W. Amadeus Mozart em Porto Alegre, com a orquestra de Câmara do Theatro São Pedro/POA, sob regência de Antonio Carlos Borges Cunha, atuação que lhe rendeu convite do maestro Linus Lerner para atuar no Festival de Ópera de San Luis Potosí/ México. Na ópera Gianni Schicchi de Puccini em Curitiba, como Ciesca, sob regência de Abel Rocha, na ópera Tosca de Puccini, em POA com a Orquestra Sinfônica da OSPA sob regência de Enrique Ricci como Floria Tosca, no Theatro São Pedro POA/RS, Madama Butterfly de Puccini, em Porto Alegre como Cio-Cio San, com a Orquestra Filarmônica da PUC sob regência de Mario Peruso. Em 2018 Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni no papel de Santuzza e 2019 Le Nozze di Fìgaro de Mozart no papel de Condesa D’Almaviva. Em 2023 produziu, dirigiu e atuou na ópera Gianni Schicchi de Puccini no papel de Ciesca e foi protagonista da ópera Suor Angelica no papel de Angelica, produção da CORS – Companhia de Ópera do RS, da qual é cofundadora e conselheira.

No Brasil atua como professora de Canto nas Faculdades EST/São Leopoldo, canto e Técnica Vocal do Curso Básico em Música da Fundação Municipal de Arte de Montenegro-RS/BR (FUNDARTE) e desde 2012 é preparadora vocal do coro da ADUFRGS em POA/RS.

 

Referências

ALEXANDROVA, Irina. Educación de la Voz.Caderno Pedagógico 56. Editorial Kapelusz, 372. Buenos Aires, 1986.

ARAÚJO, MARCONI (2013) Belting Contemporaneo, Musimed

CHENG, Stepphen Chun-Tao. O Tao da Voz. Uma abordagem das técnicas do canto e da voz falada combinando as tradições oriental e ocidental. Editora Rocco Ltda. Rua Rodrigo Silva, 26 - 5 º andar. Rio de Janeiro, 1999.

COELHO,Helena de Souza Wöhl. Técnica Vocal para Coros. São Leopoldo, RS. Sinodal,1994.

CRYSTAL, D. (1987) The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge: Cambridge University Press.

DAYME, Meribeth B. Dynamics of the Singing Voice. Viena e Nova York: Springer-Verlag, 2009.

DIGAETANI, John Louis. Convite à Ópera. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro, 1998.

FACE, T. L. (2008). Guide to the phonetic symbols of Spanish. Somerville, MA: Cascadilla Press. FERREIRA, Léslie Piccolotto. Trabalhando a Voz. Summus ed., 1988.

GAYOTTO,Lucia Helena. Voz partitura da ação. São Paulo: summus Editorial, 1997.

HUCHE,Allali; François le, Andre. A voz. Anatomia e fisiologia dos órgãos da voz e da fala.

JAKOBSON, R., & WAUGH, L. (1979). The Sound Shape of Language. Bloomington: Indiana University Press.

KAHLE, Charlotte. Manual Prático de Técnica Vocal. Porto Alegre, Sulina.

KERMAN,Joseph. A Ópera como Drama. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro, 1987.

LADEFOGED, P. (1978) "Phonetic Differences Within and Between Languages", UCLA Working Papers in Phonetics 41: 32-40.”

LANZETTI, Rafael. “Alfabeto Fonético Internacional.” Rafael Lanzetti, 2012. iBooks. Disponível em <https://itunes.apple.com/br/book/alfabeto-fon%C3%A9tico-internacional/id512509697?mt=11> Acesso em 30 de jul. de 2018.

NUNES, Lilia. Manual de Voz e Dicção. Cartilhas de Teatro, 2 ª ed. Rio de Janeiro. Serviço Nacional de Teatro, 1976.

NUNES, Lilia. Cartilhas de Teatro – Manual de Voz e Dicção. 2ª ed. Rio de Janeiro, Serviço Nacional de Teatro, 1976;

PANOFKA. 24 Vocalizaciones op.81. Argentina, Ricordi;

PERELLÓ, CABALLÉ, GUITART; Jorge, Montserrat,Enrique. Canto-Dicción. Editorial Científico-médica. Via Layetana, 53. Barcellona, 1982.

PULLUM, G. K., & LADUSAW, W. A. (1996). Phonetic symbol guide (2nd updated ed.). Chicago: The University of Chicago Press.

SEIDNER, Wolfram. La Voz del Cantante. Editorial Henschel arte y Sociedad. Berlim, 1982.

SIMÕES, Luciano. A técnica belting para vozes masculinas: bases fisiológicas e pedagógicas para barítonos e baritenores do teatro musical norte-americano. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – B. Horizonte - 2016. Anais...Belo Horizonte. 2016. Disponível em <https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/26anppom/bh2016/paper/view/4367/1465> Acessado em 30 de Jul. de 2018.

VACCAJ, Nicola. Método Pratico di canto da câmara com acompagnamento di pianoforte. Milano, Ricordi, 1980

Downloads

Publicado

2024-04-11

Como Citar

Barcelos, C., & Oliveira, R. (2024). Programa de Canto do Curso Básico da FUNDARTE. Programas Do Curso Básico Da FUNDARTE: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, 2(2). Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/e1498

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)