Programa do Curso de Teatro

Autores

  • Janaina Kremer da Motta
  • Daiani Picoli

Resumo

O curso é organizado de maneira horizontal, o que quer dizer que não é adotada a divisão por níveis cujo progresso dar-se-ia pela averiguação de conteúdos ou eficiência. Ao contrário, busca-se o aprendizado como algo não fixo, demandando-se do aluno a criação de estratégias que o permitam inventar teatralmente, com autonomia e cumplicidade com o coletivo.

Referências

ANDRÉ, C. M. O teatro pós-dramático na escola. Tese apresentada a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo para obtenção de título de doutor em Educação. São Paulo, 2007.

BACHELARD, G. A Poética do Espaço. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, ed. 2, 2008.

BONATTO, M. T.; FUÃO, A. S. E. Performar o cotidiano: rupturas e transformações do espaço escolar. X AMPED Sul. Florianópolis: out. 2014.

COURTNEY, R. Jogo, teatro & pensamento. SP: Perspectiva, 1980.

FABIÃO, E. Performance, teatro e ensino: poéticas e políticas da interdisciplinaridade. Uberlândia: EDUFU, 2009, p. 61-71.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. Editora Perspectiva, São Paulo: 2001.

JAPIASSU, R. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2001.

KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

KOUDELA, I. Jogos Teatrais. SP: Perspectiva, 1984.

RYNGAERT, J.P. Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SLADE, P. O jogo dramático infantil. SP: Summus, 1978.

SPOLIN, V. Improvisação para o Teatro. Perspectiva, 2005.

VEIGA-NETO, A. Cultura e Currículo. Contrapontos - ano 2 - n. 4 - Itajaí, p. 43 – 51, jan/abr. 2002.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

da Motta, J. K., & Picoli, D. (2019). Programa do Curso de Teatro. Programas Do Curso Básico Da FUNDARTE: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, 1(1), 254–262. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/720

Edição

Seção

Programas dos Cursos Básicos de Artes da FUNDARTE