Programa do Teatro do Curso Básico da FUNDARTE

Autores

  • Janaina Kremer da Motta Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil
  • Daiani Picoli Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil

Palavras-chave:

teatro, autonomia, aprendizado/experienciação teatral

Resumo

O CURSO – o histórico

PARA QUEM – todos //

 

O curso de Teatro da Fundarte possui como único pré-requisito a idade mínima para o ingresso: seis (6) anos no módulo Expressão Dramática.

 

COMO SE ORGANIZA – turmas, idades// grupo e turma noturna//

exceções //

O curso é organizado de maneira horizontal, o que quer dizer que não é adotada a divisão por níveis cujo progresso dar-se-ia pela averiguação de conteúdo ou eficiência. Ao contrário, busca-se o aprendizado como algo não fixo, demandando-se da aluna, alune, aluno a criação de estratégias que permitam inventar teatralmente, com autonomia e cumplicidade com o coletivo.

Biografia do Autor

Janaina Kremer da Motta, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil

Atriz e professora de teatro. Mestre em Educação pelo PPGEDU/FACED/UFRGS, com a pesquisa na área de atuação teatral. Licenciada em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Iniciou sua formação no TEPA e fez cursos de aperfeiçoamento com Maria Helena Lopes, Maria Lucia Raymundo, Thomas Leabheart, Vladimir Granov, Gennadi Bogdanov, Jeremy James, Ricardo Pucceti, Ana Elvira Wuo, Georgete Fadel, entre outros. Participou, durante um ano, do Grupo de Prática Sobre o Tarbalho do Ator, coordenado por Tatiana Cardoso. Dentre os espetáculos teatrais nos quais atuou destacam-se: Vladimir e Estragon, Tragikós, Ensaio, Álbum do desejo – todos sob a direção de Marco Fronchetti. No cinema atuou em filmes de Jorge Furtado – Saneamento Básico, o filme, Houve Uma Vez Dois Verões, O Sanduiche; de Beto Brant – Cão sem Dono; de Carlos Gerbase – Sal de Prata e Menos que Nada; de Ana Luiza Azevedo – Antes que o Mundo Acabe; de Gustavo Spolidoro – Ainda Orangotangos; de Otto Guerra – Woody & Stock (dublagem) e de Fabiano de Souza – Cinco Naipes e Telefone de Gelo. Recebeu os prêmios de melhor atriz de curta-metragem no Festival de Cinema Brasileiro de Miami pelo filme O Sanduiche, e o prêmio Assembléia Legislativa de melhor atriz pelo filme Cinco Naipes. Para a TV fez No Balanço, direção Mirela Kruel e Lá Longe, direção de Juliano Carpeggiani, ambos do projeto Histórias Curtas da RBS; Mulher de Fases, série para a HBO dirigida Por Ana Luiza Azevedo e Marcio Schoenardie e o especial para a TV Globo Homens de bem, dirigido por Jorge Furtado. É professora de teatro na Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE.

Daiani Picoli, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil

Atriz, diretora, produtora cultural e professora de Teatro. Mestra em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Integrante do COLETIVO ERRÁTICA desde 2014. Contemplada com o Prêmio Açorianos de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo espetáculo “Dispositivo-Gaivota” (2019). Dirigiu os espetáculos: “Convescote: na guerra é preciso disciplina e granadas, mas nada de visitas” (2016), “Alaranjado” (2016) e “A Casa” (2023). Desenvolve pesquisa continuada sobre a máscara da bufona desde 2015. Dentro de seus interesses e campos de pesquisa estão: Artes da Cena, Arte e Política, Feminismos e Decolonialidade e os atravessamentos do humor como crítica.

Referências

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Publicado

2024-04-11

Como Citar

da Motta, J. K., & Picoli, D. (2024). Programa do Teatro do Curso Básico da FUNDARTE. Programas Do Curso Básico Da FUNDARTE: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, 2(2), e1509. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/1509

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