Programa do Curso Básico de Dança da FUNDARTE

Autores

  • Augusta Dreher Nabinger
  • Débora Brandt Alencastro Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil
  • Patrick Aozoni Moraes Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil
  • Suzana Schoellkopf Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil

Palavras-chave:

ballet clássico, processos poéticos, vivências em dança

Resumo

 O Curso busca proporcionar o estudo do ballet clássico, oportunizando a formação nos módulos baby class, básico, preparatório e intermediário, respeitando a individualidade de cada aluno, auxiliando em seu desenvolvimento pessoal, cognitivo, psicossocial e artístico.

Referências

BAMBIRRA, Wanda. Dançar e Sonhar: a didática do ballet infantil. Belo Horizonte: Del Rey, 1993.

BEYER, Esther. Fazer ou entender música? Idéias em Educação Musical. Porto Alegre: Mediação, 1999, p. 09-29

BEINEKE, Viviane; FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro. Lenga la Lenga: jogos de mãos e copos. São Paulo: Ciranda Cultural Editora e Distribuidora LTDA., 2006.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Petrópolis, 2013.

CALDAS, Paulo e GADELHA, Ernesto. Dança e Dramaturgia (a). São Paulo: Nexus, 2016.

CAMINADA, Eliana; ARAGÃO, Vera. Programa de Ensino de Ballet: Uma proposição.2. Ed. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2013.

DAMASIO, Cláudia. A dança para crianças. In: PEREIRA, Roberto e SOTER, Silvia. Lições de Dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000.

DANTAS, Mônica. Dança, o enigma do movimento/ Mônica Dantas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

FARACO, Fabiana e TREVISOLI, Tatiana. Treinamento funcional para bailarinos. Joinville, SC: Bernadéte Costa, 2015.

FONTERRADA, Marisa Trench de O. Música e meio ambiente: a ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.

GALLAHUE, David L. e OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor. São Paulo: Phorte, 2001.

GARCIA, Ângela e HASS, Aline Nogueira. Ritmo e Dança. Canoas: Ed. ULBRA, 2003.

HELLARD, Susan; RACHLIN, ANN. Crianças famosas: Tchaikovsky. São Paulo: Callis, 1993.

ILARI, Beatriz. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM. Porto Alegre, n. 9, p. 7-15, set. 2003.

KALMAR, Déborah. Qué es la Expresión Corporal. 1ª ed. Buenos Aires: Lumen, 2005.

KATZ, Helena. et al. Lições de Dança 1. São Paulo: UniverCidade Editora.

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Práticas musicais na escola infantil. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis, E. (Org.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 123-124.

MALUF, Angela Cristina Munhoz. Atividades Lúdicas para Educação Infantil: Conceitos, orientações e práticas. Petrópolis: Vozes, 2014.

PEREIRA, Sayonara. Rastros do Thanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO. São Paulo: ANNABLUME editora, 2010.

SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e Pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

SOUZA, Jusamara. Caminhos para a construção de uma outra didática da música. In: SOUZA, Jusamara. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: UFRGS, 2000, p. 173-184.

SPADARI, Maria Antonieta. Dança Clássica essência e didática: I ano. Joinville: Bernadéte Costa, 2013.

VAGANOVA, Agrippina. Fundamentos da Dança Clássica. Curitiba: Appris, 2013. Tradução de: Ana Silvério.

Downloads

Publicado

2024-04-11

Como Citar

Nabinger, A. D., Brandt Alencastro, D., Aozoni Moraes, P., & Schoellkopf, S. (2024). Programa do Curso Básico de Dança da FUNDARTE. Programas Do Curso Básico Da FUNDARTE: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, 2(2), e1487. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/1487