Identidade nacional brasileira na narrativa do filme Rio

Autores

  • Bernardo Mondin Guedes FEEVALE

Palavras-chave:

Brasil, narrativa, cinema.

Resumo

No presente artigo é abordada a história do Brasil, a história da narrativa e a história do cinema para discutir como corpus deste trabalho o filme RIO (2011) através da metodologia da Hermenêutica de Profundidade proposta por THOMPSON (1995), demonstrando assim a interdisciplinaridade entre os estudos dos autores ligados ao tema: BOSI (1996), DAMATTA (1998), KERBER (2005), LUNARDELLI (1996), SILVEIRA e OLMOS (2007), TURNER (1988), entre outros autores e algumas características apontadas no filme que ajudem a explicar e ilustrar tais idéias. O problema de pesquisa: é possível reconhecer características de identidade nacional brasileira no filme RIO que instituem a imagem do Brasil? O objetivo do trabalho é identificar características da nacionalidade brasileira em textos fílmicos, para refletir sobre as representações do Brasil. E como objetivos específicos, analisa-se os traços de brasilidade representados, discute-se a idéia de identidade analisado com estudos de escritores que detêm o tema nacionalidade, e identifica-se semelhanças entre representações de características brasileiras em filmes, fundamentando-se a importância da cultura e suas manifestações.

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Publicado

2012-10-04

Como Citar

Guedes, B. M. (2012). Identidade nacional brasileira na narrativa do filme Rio. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 189–194. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/73

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Tema Com Variações: Interdisciplinaridade

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