O currículo em educação musical: uma proposta para a educação básica

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)

Resumo

O Currículo em Educação Musical: Uma Proposta para a Educação Básica, configura um dos Produtos resultantes da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – Unidade Litoral Norte – Osório, intitulada “Do Texto ao Contexto, Da Imagem ao Som: Uma Proposta Histórico-Política para a Elaboração de um Currículo em Educação Musical”.

A pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta curricular em Educação Musical para o Colégio Gaspar Silveira Martins, com ênfase em seu contexto histórico-social e nas Políticas Públicas para a operacionalização do ensino da Música na Educação Básica. Nesse sentido, com ênfase nos conhecimentos em Arte e Arte-Música, relacionados na Base Nacional Comum Curricular, destinada à Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais (BNCC, 2017), e Ensino Médio (BNCC, 2018), na “Abordagem do Ciclo de Políticas” de Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994), e na “Teoria do Currículo” de Abeles, Hoffer e Klotman (1985), é apresentado um Currículo em Educação Musical ao contexto dos anos escolares ofertados pelo Colégio Gaspar Silveira Martins, localizado na cidade de Venâncio Aires – Rio Grande do Sul, que compreende desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Este livro, portanto, trata sobre a proposta curricular em Educação Musical, para a Educação Básica e pode auxiliar o professor educador-musical, bem como os propositores de currículos em música à reflexão pedagógico-musical.

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)

Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo; Bacharel em Música - Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música - Departamento do Theatro Municipal de São Paulo; e em Teclado, pelo Conservatório Musical In'Concert. Atualmente desenvolve pesquisas nos campos da Educação, Educação Musical, Psicologia da Aprendizagem e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de artes com ênfase em música/ensino/educação e interpretação.

Referências

ABELES, Harold F. HOFFER, Charles R.; KLOTMAN, Robert H. Foundations of Music Education. New York: Schirmer Books, 1984.

BALL, Stephen J. Education reform: A critical and post-structural approach. Buckingham: Open university Press, 1994.

BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education and changing schools: Case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.

Publicado

2020-07-11

Como Citar

Almeida, B. F. da C. (2020). O currículo em educação musical: uma proposta para a educação básica. O currículo Em educação Musical: Uma Proposta Para a educação básica, 1(1). Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/9788561666194/article/view/816