O currículo em educação musical: uma proposta para a educação básica
Resumo
O Currículo em Educação Musical: Uma Proposta para a Educação Básica, configura um dos Produtos resultantes da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – Unidade Litoral Norte – Osório, intitulada “Do Texto ao Contexto, Da Imagem ao Som: Uma Proposta Histórico-Política para a Elaboração de um Currículo em Educação Musical”.
A pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta curricular em Educação Musical para o Colégio Gaspar Silveira Martins, com ênfase em seu contexto histórico-social e nas Políticas Públicas para a operacionalização do ensino da Música na Educação Básica. Nesse sentido, com ênfase nos conhecimentos em Arte e Arte-Música, relacionados na Base Nacional Comum Curricular, destinada à Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais (BNCC, 2017), e Ensino Médio (BNCC, 2018), na “Abordagem do Ciclo de Políticas” de Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994), e na “Teoria do Currículo” de Abeles, Hoffer e Klotman (1985), é apresentado um Currículo em Educação Musical ao contexto dos anos escolares ofertados pelo Colégio Gaspar Silveira Martins, localizado na cidade de Venâncio Aires – Rio Grande do Sul, que compreende desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
Este livro, portanto, trata sobre a proposta curricular em Educação Musical, para a Educação Básica e pode auxiliar o professor educador-musical, bem como os propositores de currículos em música à reflexão pedagógico-musical.
Referências
ABELES, Harold F. HOFFER, Charles R.; KLOTMAN, Robert H. Foundations of Music Education. New York: Schirmer Books, 1984.
BALL, Stephen J. Education reform: A critical and post-structural approach. Buckingham: Open university Press, 1994.
BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education and changing schools: Case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.