VOZ E IMAGEM

INSTRUMENTO DE AFIRMAÇÃO E PODER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1131

Palavras-chave:

Artes Visuais., Linguagem, Texto, Semiótica, Teoria da Recepção

Resumo

O artigo contextualiza uma análise semiótica dos signos apresentados no painel Cantos de Esquina (2019) do artista plástico contemporâneo Maxwell Alexandre. O artista em questão aborda temáticas de repreentação da população negra. O painel é entendido como um texto não verbal exposto para ser lido pelo observador, cuja leitura pode ser analisada em três níveis: compreensiva, analítica e interpretativa. Durante o processo de recepção, o interpretante constrói significados condicionados pelas representações mentais que possui, bem como pela performance no ato interpretativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Célia Azevedo Lopes, Universidade Feevale

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale). Professora de História no Ensino Fundamental e Bibliotecária no Instituto Rio Branco (São Leopoldo)

Ernani Mügge, Feevale

Doutor em Literatura brasileira, portuguesa e luso-africana (UFRGS), com pós-doutorado em Cultura e Literatura (PNPD/CAPES). Pesquisador e professor no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale).

Juracy Assmann Saraiva, Feevale

Pós-Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora e pesquisadora da Universidade Feevale, da FAPERGS e do CNPq.

Referências

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1986.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Apicuri, 2016.

INDURSKY, Freda. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In: ORLANDI, Eni P. LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy (orgs.) Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas: Pontes Editores, 2006. p. 10-15.

ISER, W. O jogo do texto. In: JAUSS, H. R. et. al. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2005.

SARAIVA, Juracy A. A indissociabilidade entre língua e literatura no ensino fundamental: uma metodologia integradora. In: SARAIVA, Juracy A.; MÜGGE, Ernani [et al.]. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre, Artmed, 2006.

Downloads

Publicado

14.12.2022

Como Citar

Azevedo Lopes, M. C. ., Mügge, E. ., & Assmann Saraiva, J. (2022). VOZ E IMAGEM: INSTRUMENTO DE AFIRMAÇÃO E PODER. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1131