DO DISCURSO DEMOCRÁTICO AOS PROCEDIMENTOS DE COMPOSIÇÃO: A PRESENÇA DAS DANÇAS MUNDIALIZADAS NA COMPANHIA MUNICIPAL DE DANÇA DE PORTO ALEGRE E SUA IMPLICAÇÃO NO PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DE ÁGUA VIVA (2015) DE EVA SCHUL

Andréa Moraes Soares, Mônica Fagundes Dantas

Resumo


O estudo analisa os desafios de composição enfrentados pela coreógrafa Eva Schul e os bailarinos da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, durante o processo de composição de Água Viva (2015). Elaborado sob os preceitos da nova etnografia e da cartografia, a partir de uma abordagem pós-colonialista, o artigo buscou compreender como corpos dançantes advindos das danças do mundo interagiram em um ambiente de criação coreográfica fundada na improvisação. Argumenta-se que a receptividade à hibridação de coreógrafo e de bailarinos contribui com a inserção das danças do mundo em perspectiva contemporânea na dança.


Palavras-chave


danças do mundo; hibridação na dança; improvisação em dança

Texto completo:

Ler Artigo

Referências


BOSSLE, Fabiano. Planejamento de ensino dos professores de Educação Física do 2o. e 3o. ciclos da rede municipal de ensino de Porto Alegre: um estudo do tipo etnográfico em quatro escolas desta Rede de ensino. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003 (Tese de doutorado).

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. Ed - São Paulo: Ed. da USP, 2011.

COOLS, Guy. Body language. Londres: Saatchi Gallery, 2008.

DANTAS, Monica Fagundes. Desejos de memória: procedimentos de recriação de coreografias de Eva Schul. Cena. Porto Alegre, RS. Vol. 2, n. 11, 2012.

DANTAS, Mônica Fagundes. Ancoradas no corpo, ancoradas na experiência: etnografia, autoetnografia e estudos em dança. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 27, p. 168-183, 2017.

FORTIN, Sylvie. Contribuições Possíveis da Etnografia e da Autoetnografia para a Pesquisa em Prática Artística. Cena, n. 7, p.77-88, 2009. Disponível em: Acesso em: 11 jun. 2012.

FOSTER, Susan Leigh. Worlding dance. Los Angeles: Springer, 2009.

IBARRA, Luka. Entrevista feita por Autor. Produção cultural (15 de Novembro de 2017).

KASTRUP, Virginia. O funcionamento da atenção no trabalho cartográfico. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2015.p. 92-108

MITRA, Royona. Akram Khan: dancing new interculturalism. Londres: Springer, 2015.

QUEIROZ, Fernando, Entrevista feita Autor. Improvisação com flamenco (28 de Agosto de 2015).

RIANI, Flávio. “Carta 41.” Carta de Análise Econômica Conjuntural. Setembro de 2015. Disponível em: Acesso em: 07 de outubro de 2017.

SAUKKO, Paula. Doing research in cultural studies: an introduction to classical and new methodological approaches. Londres: Sage, 2003.

SAVIGLIANO, Marta Helena. “Worlding dance and dancing out there in the world.” In: Worlding dance, por Susan FOSTER, 163-190. Los Angeles: Palgrave Macmillan, 2009.

SCHUL, Eva. Entrevista feita Autor. Composição de Água Viva (14 de setembro de 2015).

SCHUL, Eva. “Gravação de Ensaio.” Ensaio Água Viva. Porto Alegre: Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, 14 de setembro de 2015a.

TOMAZZONI, Airton. Documentário Salão Grená: os bailarinos da Cia. Municipal de Dança e sua primeira apresentação. Especial TV COM. Porto Alegre, TV COM, 03 jan 2015. Entrevista concedida para produção de documentário. PROGRAMA DE TV. Disponível em: Acesso em: 15 de março de 2016.

TOMAZZONI, Airton. “Prefeitura Municipal de Porto Alegre.” Portal da Prefeitura de Porto Alegre. 04 de Maio de 2015a. Disponível em: Acesso em 14 de Março de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Barriguda é indexada no Diadorim – A Barriguda

Qualis A2 em Arte

Publicação trimestral podendo ter edições temáticas durante o ano.