Práticas pedagógico-musicais na escola em articulação com o projeto político- pedagógico

Autores

  • Lúcia Jacinta da Silva Backes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Ana Maria Bueno Accorsi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação musical, música na Educação Básica, Projeto Político Pedagógico

Resumo

O artigo trata da música articulada ao projeto político pedagógico escolar. Como metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa, o estudo de caso, entrevistas, observações e coleta documental. A análise dos dados foi feita a partir da análise de conteúdo, tendo como referenciais os processos de ensino e aprendizagem e a gestão educacional. Dentre os resultados, observou-se a articulação da música a outras áreas do conhecimento e inserida no PPP, direta e indiretamente. Constatou-se o não conhecimento da legislação sobre a inserção da música nas escolas. Entende-se que a pesquisa possa contribuir com as reflexões sobre a presença da música nas escolas, a partir da análise das práticas pedagógico-musicais analisadas nas escolas estudadas.

Biografia do Autor

Lúcia Jacinta da Silva Backes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, publicidade e multiplicidade de sentidos, racionalidades de consumo, mídia, educação e educação musical; Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991) e Graduação em Música - Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2015), cujo título da monografia é "A música na educação básica: práticas pedagógico-musicais em articulação com o projeto político pedagógico”.

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora de Área-Música do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. 

Ana Maria Bueno Accorsi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Consultora Terapêutica em Dependência Química. Coordena o Curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa e o Curso de Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: qualificação do ensino, conhecimento de inglês, sucesso escolar, ensino de inglês, ensino de literatura, formação e qualificação do professor

Referências

BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Brasília, DF, ano CXLV, n. 159, de 19 ago. 2008, Seção 1, p.1.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf.

Acesso em: 04 out. 2015.

____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. Ministério da Educação e do Desporto, 1996.

COTRIM, Cássia Vanessa Oliveira. O processo de implementação da Lei nº 11.769/2008: o caso da microrregião de Guanambi/BA. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/122551/000971546.pdf?sequence=1. Acesso em: 05 nov. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GOMES, Romeu. Análise e Interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007, p. 79-108.

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, abr./nov., p.50-73, 2000.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: UFMG, 1999.

MARIANI, Silvana. Émile Jaques-Dalcroze: a música e o movimento. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 25-54.

MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo; PEDERIVA, Patrícia. Concepções e implicações para a atividade musical na Educação Infantil. XII Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM – 2012 / I Seminário de Educação Musical no DF / I Encontro Música PIBID e Prodocência do Centro-Oeste. Anais 2012, p. 45-53. Brasília, out., 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007, p. 9-30.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteudo_moraes.html. Acesso em: 04 jul. 2015.

PAREJO, Enny. Edgar Willems: Um pioneiro da educação musical. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 89-123.

PUERARI, Marcia. A escolarização da música no planejamento de ensino do professor. XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Políticas Públicas em Educação Musical: dimensões culturais, educacionais e formativas. Anais 2010, 138-147, Goiânia, out., 2010.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

TURNER, Bryan. Corpo e sociedade: estudos em teoria social. Trad. de Maria Silvia Mourão. São Paulo: Ideias e Letras, 2014.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: Do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 12. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2009.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da escola: Uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.) Projeto político pedagógico da escola: Uma construção possível. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

WOLFFENBÜTTEL, Cristina. A inserção da música em projetos político pedagógicos da educação básica. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2014.

Downloads

Publicado

30.06.2016

Como Citar

Backes, L. J. da S., Wolffenbüttel, C. R., & Accorsi, A. M. B. (2016). Práticas pedagógico-musicais na escola em articulação com o projeto político- pedagógico. Revista Da FUNDARTE, (31), P.41 - P.60. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/331

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>