Vivências revisitadas: o instituto de letras e artes (1969-2010)
Palavras-chave:
Palavras-chave, ensino da arte, formação docente, artesResumo
Resumo: O presente texto trata do trabalho realizado dentro do projeto de pesquisa Revisitando o Instituto de Letras e Artes (1969-2010), trazendo a experiência de docentes que passaram pelo atual Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (RS), abordando histórias e buscando enfatizar práticas pedagógicas e cruzamentos entre vivências e o ensino da arte. O caráter biográfico é uma possibilidade de apresentar o processo de ensino a partir do olhar do professor, parte importante no processo de formação. O texto apresenta trechos de transcrição de entrevista do professor José Luiz de Pellegrin, afim de pontuar aspectos de sua vida que influenciaram em suas linhas de trabalho como docente.
Referências
ARQUIVO DO CENTRO DE ARTES. UFPel, Pelotas.
BARBOSA, Ana Mae. História da Arte-Educação. São Paulo: Max Limonad, 1986.
_________________. A imagem do ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie. A formação do professor de arte: do ensaio ... à encenação. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2007.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Coleção Pesquisa AutoBiográfica: Paulus/EDUFRN, 2010.
PELLEGRIN, José Luiz de. Relato. Gravação de áudio, não publicado, maio de 2015.
SILVA, Ursula R. da; LORETO, Mari-Lúcie. História da arte em Pelotas: a pintura de 1870 a 1980. Pelotas: EDUCAT, 1996.