A forma informa: o corpo no protagonismo do ensino e aprendizagem

Autores

  • Débora Duarte Campos UERGS
  • Silvia da Silva Lopes UERGS

Palavras-chave:

Palavras Chaves, Corpo, Ensino, Arte, Forma.

Resumo

Resumo: A pesquisa intitulada “A Forma Informa” trata da temática do corpo e do aprendizado na dança. O projeto acontece a partir de reflexão sobre o quanto nossos corpos são atravessados por pressões estéticas, e como esta opressão influencia nas nossas práticas artísticas. Em contrapartida, como podemos criar a partir do corpo e sua diversidade. Ela também apresenta um diálogo entre corpos, linhas e desenhos que representam está ampla diversidade de formas. O projeto traz esta necessidade de maior representatividade possível, para que, nesta tentativa, os bailarinos que fogem do padrão estabelecido pelas grandes mídias, se sintam à vontade com a dança, com o ensino da arte e com seu corpo, o que ele representa e significa dentro da nossa sociedade. Um corpo negro significa diversas representações, ancestralidade, resistência e preconceitos da nossa história. Um corpo gordo não ter acesso, representa passar com dificuldade em lugares como a roleta dos transportes públicos, cadeiras de sala de aula com tamanhos padronizados, carrega olhares de reprovação, um corpo feminino foi por muitos anos um tabu, a história da mulher na sociedade nos mostra que o corpo nunca foi dela, até hoje no Brasil precisamos de autorização do marido para fazer a cirurgia laqueadura para não ter mais filhos, assim como os seios femininos que ainda são tidos como proibidos de serem expostos. Nossas formas, representam e informam como somos, nossas curvas e linhas dialogam com o mundo externo. O corpo fala.

Referências

CALDEIRA, Solange. A construção poética de Pina Bausch. Revista Poiésis, n 16, p.118-131, Dez de 2010.

MUNIZ, Zila. Rupturas e procedimentos da dança pós-moderna. Revista O teatro transcende do departamento de arte, CCE da FURB, n 2, p.63-80 de 2011.

LAMBERT, Marisa. Expressividade cênica pelo fluxo percepção/ação: o sistema Laban/Barteieff no desenvolvimento somático e na criação em dança. Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, de 2010.

NEDER, Fernando. Contato Improvisação: origens, influências e evolução - Gens, fluências e tons. Trabalho desenvolvido para a disciplina "Evolução da Dança", UNIRIO-CLA, 2005: Rio de Janeiro.

SIMAS, Joseani e GUIMARÃES, Adriana. Ballet Clássico e transtornos alimentares. Revista da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. n 2, p.119-126 de 2002.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Campos, D. D., & Lopes, S. da S. (2018). A forma informa: o corpo no protagonismo do ensino e aprendizagem. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.449–453. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/573

Edição

Seção

Pesquisa Com Trabalho Prático Comentado, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>