Os Grupos Musicais de Montenegro/RS e a Educação Musical: Uma pesquisa através dos documentos

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida UERGS
  • Vicenzo Sulzbach Motta da Silva UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel UERGS
  • Ana Maria Bueno Accorsi UERGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Musical, Bandas Instrumentais, Região de Montenegro/RS.

Resumo

Resumo: A Região de Montenegro/RS tem sido palco de inúmeras apresentações musicais ao longo das décadas. A existência de bandas instrumentais é uma das principais influências culturais para o desenvolvimento educativo-musical. Considerando-se esses pressupostos, este trabalho trata de uma pesquisa documental sobre bandas da região e a sua relação com a educação musical, balizada pelos seguintes questionamentos: Quais gêneros musicais têm sido executados pelas bandas instrumentais da Região de Montenegro? Qual o espaço dado, ao longo dos anos, pelos meios locais de comunicação às bandas instrumentais da Região? Qual a contribuição das bandas instrumentais para a construção de uma identidade pedagógico-musical e artística na Região de Montenegro? Esta pesquisa, portanto, objetiva investigar a contribuição das bandas instrumentais, a partir dos documentos disponíveis, para a construção da Educação Musical. A metodologia selecionada para seu desenvolvimento é constituída pela abordagem qualitativa, tendo a pesquisa documental como método. A técnica para a coleta dos dados consiste na coleta de documentos e, para a análise dos dados coletados, a análise de conteúdo. O referencial teórico fundamenta-se em conceitos da Educação e da Sociologia. Com ênfase nos dados coletados e analisados até o momento, foi possível inferir que, nos últimos anos, os meios de comunicação da Região, tais como jornais, revistas e sites, veicularam informações acerca da existência, bem como das apresentações das bandas instrumentais presentes na localidade, o que desvela sua importância e potência para a Educação Musical.

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, UERGS

Especialista em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2016) e em Ensino de Arte pela Universidade Cidade de São Paulo (2015); Bacharel em Música – Habilitação em Piano, pelo Núcleo de Música da Universidade Cruzeiro do Sul (2010), onde estudou com bolsa de estudos por mérito acadêmico; Formado em Piano pela Escola Municipal de Música – Departamento do Theatro Municipal de São Paulo (2012) e em Teclado pelo Conservatório Musical In’Concert (2002); Atualmente é acadêmico dos cursos de Mestrado Profissional em Educação e Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; além de desenvolver pesquisas na área de Educação, Educação Musical, Psicologia da Aprendizagem e Políticas Educacionais. É membro dos grupos de pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/UERGS) e "Formação de Professores da Educação Básica: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais" (CNPq/UERGS); Tem experiência na área de artes com ênfase em música/ensino/educação e interpretação.

Referências

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna. A disciplina e a pratica da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

ELIAS, Norbert. Teoria simbólica. 2ª Ed. Portugal, Oeiras: Celta Editora, 1994.

GONZALEZ, Mathias. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo: Avercamp, 2005.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ano XXII, n.37, pp.7-31, março 1999.

WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. A música na região de Montenegro. Porto Alegre: Mercado Aberto/FUNDARTE, 1996.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Almeida, B. F. da C., Motta da Silva, V. S., Wolffenbüttel, C. R., & Accorsi, A. M. B. (2018). Os Grupos Musicais de Montenegro/RS e a Educação Musical: Uma pesquisa através dos documentos. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.189–198. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/569

Edição

Seção

Pesquisa em Andamento, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >>