A docência em dança sob o olhar da A/r/tografia Reflexões acerca do processo de criação do documentário “Nós, professoras de dança”

Autores

  • Josiane Franken Corrêa Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Palavras-chave, Documentário, Comunidade de Prática A/r/tográfica, Docência em Dança.

Resumo

Resumo: O trabalho aborda procedimentos metodológicos empreendidos na realização de uma pesquisa de Doutorado, que tem como tema a docência em dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. A investigação se vale de uma bricolagem metodológica (FORTIN, 2009), na qual são evidenciadas a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (BARONE e EISNER, 2006), mais precisamente a A/r/tografia (IRWIN, 2013), e a Pesquisa Narrativa (SOUZA, 2003), pressupostos que dão base para a produção de um documentário, que tem como personagens principais as professoras de dança atuantes na Educação Básica sul-rio-grandense. No recorte aqui apresentado, tem-se como objetivo discutir a noção de comunidade de prática a/r/tográfica, uma das características mais marcantes de investigações afiliadas à A/r/tografia. Para tanto, tem-se como fonte de estudos as teorias de Eisner (1995) e Dias e Irwin (2013), entre outras, entrecruzadas às reflexões oriundas do processo de criação do filme em questão. Considera-se a metodologia como um elemento que leva a investigação a um caminho único e autoral, constituindo a reunião de diferentes tipos de dados, o que acaba por gerar uma abordagem mestiça de pesquisa, possibilitando a união entre os anseios de investigação científica e de produção artística-pedagógica, por parte dos envolvidos.

Biografia do Autor

Josiane Franken Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Professora da Universidade Federal de Pelotas - Centro de Artes - Curso de Dança - Licenciatura. Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011/2012) - Bolsista CAPES. Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Graduada em Dança - Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta (2008). Desenvolve pesquisa em Artes Cênicas com foco em: Formação Docente, Dança na Escola, Pedagogia do Teatro, Dança Contemporânea e Improvisação.

Referências

A LISTA DE SCHINDLER (filme). Direção: Steven Spielberg. Produção: Steven Spielberg; Gerald R. Molen; Branko Lustig. Estados Unidos da América: Eastman Black and White Film, 1993.

AUMOUNT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus, 2003.

BARONE, Thomas; EISNER, Elliot. Arts-based Educational Research. In: GREEN, J; GREGO, C; BELMORE, P. (Orgs.). Handbook of complementary methods in educational research. Mahwah, NJ: AERA, 2006. p. 95-109.

COMOLLI, Jean Louis. Ver e Poder a inocência perdida: cinema, televisão ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia das artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 21-26.

DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.

DIAS, Belidson. Preliminares: a/r/tografia como metodologia e pedagogia em Artes. In: AMARAL, Maria das Vitórias Negrieiros; SILVA, Maria Betânia e. (Orgs.). Conferências em Arte/Educação: narrativas plurais. Recife: FAEB, 2014. P. 249-257.

EISNER, Elliot. What artistically crafted research can help us understand about schools. In: Educational Theory. n. 1. v. 45. 1995. p. 1-6.

FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena. n. 7. Porto Alegre, 2009. p. 77-88.

HERNÁNDEZ, Fernando. A investigação baseada em arte: propostas para repensar a pesquisa em educação. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 39-62.

IRWIN, Rita. Comunidades de prática a/r/tográfica. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 155-167.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Orgs.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 90-113.

MARTINS, Cleide. Improvisação Dança Cognição: os processos de comunicação no corpo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado (Tese de Doutorado). São Paulo, 2002.

NEPOMUCENO, Cínthia. Processo Transcoreográfico: uma alternativa metodológica para a docência artística na área de dança. Programa de Pós-Graduação em Arte.a Universidade de Brasília. Doutorado (Tese de Doutorado). Brasília, DF, 2014.

NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. São Paulo: Papirus, 2005.

SALLES, Cecília Almeida. Redes de Criação: construção da obra de arte. 2ª ed. Vinhedo, SP: Editora Horizonte, 2015.

SINNER, Anita; et al. Analisando as práticas dos novos acadêmicos: teses que usam metodologias de pesquisas em educação baseadas em arte. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 99-124.

SOUZA, Elizeu Clementino de. História de vida e formação de professores: um olhar sobre a singularidade das narrativas (auto)biográficas. In: MACEDO, Roberto Sidney (Org.). Currículo e docência: tensões contemporâneas interfaces pós-formais. Salvador: Editora da UNEB, 2003, p. 35-56.

ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, Corinta; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete (Orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, Mercado de Letras, 1998. p. 207-236.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Corrêa, J. F. (2018). A docência em dança sob o olhar da A/r/tografia Reflexões acerca do processo de criação do documentário “Nós, professoras de dança”. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.222–232. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/557

Edição

Seção

Pesquisa em Andamento, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.