n. 8 (2015)

VIII Encontro de Pesquisa em Arte da FUNDARTE e III Seminário dos Grupos de Pesquisa da UERGS/Montenegro

A Fundação Municipal de Artes de Montenegro e a Comissão Organizadora Do ENCONTRO DE PESQUISA EM ARTE DA FUNDARTE E SEMINÁRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UERGS/MONTENEGRO, apresentam aqui os textos de pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de Artes que submeteram trabalhos para o evento. O eixo temático do evento é: "A metodologia da pesquisa na perspectiva da Arte." Os trabalhos se incluem nas categorias de "Pesquisa Concluída", "Pesquisa em Andamento", "Relato de Experiência" e "Pôster".

Todos os trabalhos aqui publicados foram apresentados no decorrer do evento.

 

Boa leitura a todos!

 

Luiz Fernando Cardozo dos Santos

 

Sumário

Ficha Catalográfica/Expediente Ver Ficha Catalográfica
  P. 01

Pesquisa Concluída

A fotografia das pichações nas paredes do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini: sensibilidades para uma educação patrimonial Ler Trabalho
Célia Margela Arnold P. 02-11
O espectador entre a pintura e o registro fotográfico Ler Trabalho
Cleandro Stevão Tombini P. 12-20
Formação e atuação dos professores que desenvolvem atividades musicais em escolas públicas de Educação Básica Ler Trabalho
Daniele Isabel Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 21-28
A inserção da música nas escolas públicas municipais da região do COREDE do Vale do Rio dos Sinos, RS Ler Trabalho
Diogo Henrique Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 29-38
Curso de licenciatura em música da universidade estadual do Rio Grande do Sul: uma análise do projeto pedagógico Ler Trabalho
Ranielly Boff Scheffer, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 39-46
Diário de uma viagem (re)inventada Ler Trabalho
Andreia Salvadori, Mariana Silva da Silva P. 47-56
Rio Caí: uma experiência artística do encontro e da memória Ler Trabalho
Andreia Salvadori, Mariana Silva da Silva P. 57-67
A inserção da música em escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul: investigando a 3ª Região Funcional de Planejamento do COREDE Ler Trabalho
Josué Tales Flach, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 68-75
“A Arte de Ler”: uma pesquisa sobre índices de leitura Ler Trabalho
Syara Loise Vale Ferreira, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 76-82
Mulheres Imaginadas: pesquisa poética e formação docente Ler Trabalho
Cláudia Mariza Mattos Brandão, Amanda Ribeiro Corrêa P. 83-93
Apontamentos da dança do Rio Grande do Sul na contemporaneidade Ler Trabalho
Carmen Anita Hoffmann P. 94-100
“Cidade das Artes”: uma investigação sobre a cultura e as artes em Montenegro, RS Ler Trabalho
Edione Schmidt da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Sílvia da Silva Lopes P. 101-108
O repertório como fator motivacional no aprendizado de teclado: um estudo com alunos do projeto prelúdio Ler Trabalho
Augusto Schneider, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 109-116
A música nas escolas das Regiões Funcionais de Planejamento dos COREDEs do Rio Grande do Sul Ler Trabalho
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Daniele Isabel Ertel, Jusamara Vieira Souza P. 117-124
Educação musical e educação especial em escolas públicas municipais: investigando políticas públicas na 2ª Região Funcional de Planejamento do COREDE, RS Ler Trabalho
Lúcia Jacinta da Silva Backes, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 125-133

Pesquisa em Andamento

Desenvolvimento da expressão artística na Educação Infantil Ler Trabalho
Patrícia Fernanda Carmem Kebach P. 134-140
Entre o medievo e a Idade Moderna: o teatro como transição, aglutinador cultural e gerador do indivíduo moderno Ler Trabalho
Eduardo Cristiano Hass da Silva P. 141-148
Testes de habilidades específicas: um estudo sobre sua aplicação nos cursos de licenciatura em música Ler Trabalho
Adrielle Camila Oliveira de Rezende, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 149-156
Sintaxe musical: entendendo a aprendizagem da leitura de partituras musicais Ler Trabalho
Bruno Félix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 157-163
Como desenhar pedras Ler Trabalho
Mariana Silva da Silva P. 164-170
A mídia na formação do gosto musical dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo a partir das atividades do subprojeto música, PIBID/CAPES/UERGS Ler Trabalho
Mariele Schossler, Morgana Kremer, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 171-178
Educação musical e educação especial: um estudo sobre a atuação de professores de música com deficiência visual Ler Trabalho
Morgana Kremer, Mariele Schossler, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 179-186
Violências e indisciplinas escolares: reflexões a partir das inserções em uma escola pública na cidade de Montenegro/RS Ler Trabalho
Jocelene Machado Carpes de Oliveira, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 187-192
Conexões corporais sobre a memória Ler Trabalho
Gustiele Regina Fistaról, Tatiana Cardoso da Silva P. 193-197
A contribuição de dois estudos exploratórios na investigação dos processos de prática de leitura à primeira vista com estudantes de violão Ler Trabalho
Eduardo Vagner Soares Pastorini P. 198-206
Leitura literária: uma ponte para estabelecer relações interpessoais entre jovens leitores Ler Trabalho
Rafaela da Rocha Leite, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 207-213
Especificidades da formação do tecladista eletrônico: uma revisão de literatura Ler Trabalho
Maria Amélia Benincá de Farias P. 214-221
Perscrutando os inícios da modernidade: uma análise da peça escola de mulheres Ler Trabalho
Benicio Backes, Lúcia Jacinta da Silva Backes P. 222-228
Grupo transdisciplinar de estudos sobre o ator: uma pedagogia do possível nos corpos Ler Trabalho
Gustavo Gonçalves Anderson, Nathalia Barp, Tatiana Cardoso da Silva P. 229-235
Cadê meu corpo? Atrás do piano! Investigação de um bailarino sobre sua prática pianística Ler Trabalho
Bruno Parisoto, Cibele Sastre P. 236-242
Inserções em uma escola através do Pibid: uma reflexão a partir das atividades em uma banda escolar Ler Trabalho
Christian Miquéias Braun, Douglas Fuzer da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 243-250
A inserção de um estudante de Licenciatura em Música em uma escola pública municipal de Montenegro/RS: relato de um Pibidiano da Uergs Ler Trabalho
Giácomo de Carli da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 251-257
Indisciplina e violência escolar: uma análise sobre o papel da escola frente às ações de prevenção Ler Trabalho
Gustavo Procópio Cruz, Matheus Ferreira da Rocha, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 258-264
Por uma Pedagogia do Silêncio Ler Trabalho
Eduardo Guedes Pacheco, Bruno Parisoto P. 265-271

Relato de Experiência

Explorando a expressão musical no berçário Ler Trabalho
Lisandra Hack, Viviane Mallmann Hehn, Patrícia Fernanda Carmem Kebach P. 272-276
Igualdade não tem cor Ler Trabalho
Janaína Hahn Ramos, Beatriz Regina Martins, Magda Maria Saraiva P. 277-280
A utilização de arranjos didáticos como ferramenta de ensino do violão no curso básico da FUNDARTE Ler Trabalho
Thiago de Campos Kreutz P. 281-286
Intervenções em comemoração ao dia internacional da dança 2015 Ler Trabalho
Vitória Luara da Silva, Israel Sulivan Rodrigues do Amaral, Sílvia da Silva Lopes P. 287-289
PIBID na Escola: o pêndulo como intervenção no espaço escolar para a pesquisa de movimento Ler Trabalho
Juliana Cristina Silveira Pedreira, Daiani Fiorini Fernandes, Kátia Salib Deffaci P. 290-293
Banda municipal maestro Leopoldo Vieira de São Leopoldo: identidade, memória e atualidade Ler Trabalho
Diego Coelho Adam P. 294-297
Relato de experiência da Intervenção “Corredor de Sensações” realizada pelo PIBID/UERGS – Dança Ler Trabalho
Amanda Bianca Santos Miranda, Kimberly Ohanna Pozo, Caroline Rocha Alves, Kátia Salib Deffaci P. 298-301
Sensações e motivações: o ballet clássico como pratica corporal na idade adulta Ler Trabalho
Itiberê Gross Alencastro, Aline Pinto P. 302-305

Pôster

Aulas de dança para alunos de 4 a 6 anos de idade: estrutura e planejamento a partir de uma abordagem somática Ler Trabalho
Alana Porto Pereira, Cibele Sastre P. 306-307
Expressividade da dança Jazz em alunos praticantes de Ballet clássico Ler Trabalho
Laís Dahm Senhor, Cibele Sastre P. 308-309
Uma análise da representação do feminino nos filmes musicais Cabaret, Chicago e Moulin Rouge Ler Trabalho
Maria Eduarda da Silveira, Cibele Sastre P. 310-311
Relações entre dança e a Igreja Católica Apostólica Romana: Da idade média à atualidade Ler Trabalho
Paula Juliane Flores da Silva, Cibele Sastre P. 312-314
Do "não-movimento" à expressividade: pensando as práticas corporais em dança na escola Ler Trabalho
Amanda Cardoso Nunes, Sílvia da Silva Lopes P. 315-316
Embalos de poesia - dança de mãe e criança Ler Trabalho
Helenice Paula Verde da Rosa, Cibele Sastre P. 317-319
Dia Internacional da Dança na E.M.E.F José Pedro Steigleder: processo de construção na perspectiva das estratégias de aprendizagem Ler Trabalho
Iara Taiane Maciel, Letícia Schneider, Kátia Salib Deffaci P. 320-322
A originalidade da Dança do Ventre e suas diferentes formas de ser: em busca da minha dança Ler Trabalho
Iara Taiane Maciel, Cibele Sastre P. 323-324
O campo de ação (e invenção) em dança no RS sob a perspectiva da formação do professor-artista no curso de Graduação em Dança – Licenciatura da UERGS: estudo da atuação profissional do egresso Ler Trabalho
Renan dos Santos Silva, Larissa Sanguiné, Cibele Sastre P. 325-328


ISSN: 2446-9483