A utilização de arranjos didáticos como ferramenta de ensino do violão no curso básico da FUNDARTE

Autores

  • Thiago de Campos Kreutz Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Palavras-chave:

Pedagogia do violão, arranjos didáticos, métodos de violão.

Resumo

O presente artigo relata a experiência da elaboração de arranjos didáticos para o ensino do violão dentro do programa do curso básico da Fundarte em Montenegro. O Curso básico compreende um programa de sete anos que acompanha o aluno no período escolar, passando por três diferentes módulos: elementar ou inicial, intermediário e avançado. Com intuito de tornar o estudo dos métodos célebres de violão mais interessante, através da execução de um repertório mais atual em relação às peças apresentadas nos métodos, buscou-se elaborar arranjos didáticos de canções que os alunos já conheciam. São abordadas as características e problemas técnicos que podem ser trabalhados com os seguintes arranjos: tema do Batman, tema do Star Wars, Yellow Submarine e Another Brick in the Wall. Como resultado observou-se a melhora da motivação para o estudo, bem como cuidado com os aspectos técnicos trabalhados neste repertório.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Kreutz, T. de C. (2015). A utilização de arranjos didáticos como ferramenta de ensino do violão no curso básico da FUNDARTE. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 281–286. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/293

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.