Cadê meu corpo? Atrás do piano! Investigação de um bailarino sobre sua prática pianística

Autores

  • Bruno Parisoto Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Cibele Sastre Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Motif Writing, técnica(s) pianística(s), dramaturgia(s) do corpo.

Resumo

Este trabalho trata de um projeto de pesquisa em dança, em andamento, cujo processo de criação é feito a partir da elaboração de Motifs. Motif Writing é uma notação vertical de movimento, decorrente da Labanotação, desenvolvida por Rudolf Laban, Valerie Preston Dunlop e Ann Hutchinson Gest. Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre como a Motif Writing possibilita a construção de Dramaturgia(s) do Corpo em Música, e a partir disto pensar outra(s) possibilidade(s) de técnica(s) pianística(s), que, segundo (PEDERIVA, 2004) vem sendo caracterizada por uma necessidade virtuosística de domínio do mecanismo [piano], onde o músico constitui-se como uma “máquina de fazer música”, e a técnica acaba se tornando exclusivamente do piano e não da relação instrumento-instrumentista. São referências iniciais para às questões que virão a se abordadas quanto à técnica(s) pianística(s): KAPLAN (1987), CABEZAS (2006), MAUSS (2003). Já no campo do processo de criação em si, destaca-se: LABAN (1978), FERNANDES (2006), SASTRE (2009), VICARI (2007), LOUPPE (2012). As metodologias propostas são de pesquisa bibliográfica – sobre Motif Writing, Técnica(s) Pianística(s) e Dramaturgia(s) – aliada a uma preparação e vivência corporal pautada nos eixos Corpo-Expressividade-Forma-Espaço do Sistema Laban/Bartenieff. Como hipótese apresenta-se a possibilidade de se compreender técnica(s) pianística(s) não somente como àquela de caráter codificado e virtuosístico, mas de outras possíveis relações entre corpo-instrumento.

Biografia do Autor

Bruno Parisoto, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

                                                                                                                 Cibele Sastre[1]


[1] Doutora em Educação pelo PPGEDU- UFRGS, Mestre e Bacharel em Artes Cênicas pelo PPGAC e DAD Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em Laban Análise em Movimento (LMA/BF) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies LIMS - em NY, curso que realizou com bolsa do Ministério da Cultura obtendo o título de CMA (Certified Movement Analyst). É também especialista em Consciência Corporal - Dança pela FAP- PR. Direciona suas pesquisas a partir da Prática-Pesquisa utilizando-se da Dança Improvisação e da Análise Laban/Bartenieff em Movimento, incluindo a escrita por motivos (motif writing) em diferentes projetos É professora do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS. Atua principalmente nos componentes curriculares de Improvisação e Análise do Movimento, Estudos Coreográficos, Pesquisa em Dança, Dramaturgia da Dança, Educação Somática /Técnicas Corporais. Integra os Grupos de Pesquisa GETEPE - Grupo de Estudos em Teatro e Performance; GEPRACO - Grupo de Pesquisa em Práticas Corporais e Grupo de Pesquisa ProArte - atuações e relações do professor-artista. Bailarina e coreógrafa, dirige o Grupo de Risco, grupo que pesquisa o Sistema Laban/Bartenieff e a Motif Writing como material de criação em dança. Atua como criadora intérprete independente e em colaborações diversas com o coletivo Artéria - artistas de dança em colaboração e o coletivo de dança da Sala 209.

 

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Parisoto, B., & Sastre, C. (2015). Cadê meu corpo? Atrás do piano! Investigação de um bailarino sobre sua prática pianística. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 236–242. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/286

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)