Violências e indisciplinas escolares: reflexões a partir das inserções em uma escola pública na cidade de Montenegro/RS

Autores

  • Jocelene Machado Carpes de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Educação musical, indisciplina escolar, violência escolar.

Resumo

O presente texto, escrito por mim, uma acadêmica do curso de Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade de Montenegro, apresenta o relato de vivências e observações realizadas em minha oficina de música com o instrumento violão, através do Programa de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola pública municipal da cidade de Montenegro/RS. É uma pesquisa em andamento que objetiva refletir sobre a prática docente, a partir de dois principais problemas escolares, que são a violência e a indisciplina. Além disso, objetiva buscar soluções diferentes para sanar esses problemas. O interesse por esse assunto surgiu em minhas aulas, quando eu observava as crianças, suas ações e reações, umas com as outras. Observei que cada ação traz uma reação que poderá trazer bons ou maus resultados e que isso dependerá, também, de nossa atuação como professores. A intenção aqui foi encontrar caminhos diferentes da atual repressão escolar, a qual também, de certa forma, gera violência.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

Oliveira, J. M. C. de, & Wolffenbüttel, C. R. (2015). Violências e indisciplinas escolares: reflexões a partir das inserções em uma escola pública na cidade de Montenegro/RS. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 187–192. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/279

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