v. 4 (2014): Educação Infantil e Conhecimento

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Sente-se e percebe-se nitidamente o desenvolvimento econômico brasileiro, insofismável, com índices positivos inimagináveis – pela grande maioria do povo brasileiro - até o início do presente século; embora a inexistência genérica de estruturas ideais que deveriam ser realizadas pelo setor público; então, como consequência dessa rápida aceleração progressista, sem o adequado alicerce, a qualidade de vida da população, porém, está abaixo e inadequadamente situada em relação à economia nacional. E o mais contundente para reverter o que não está bem é a Educação, a começar pela Educação Infantil, o atendimento correto às nossas crianças de zero a seis anos incompletos.

Faz-se público o documento montenegrino que a todos importa, influi, aprimora à construção da Nação, da Pátria, do Estado Democrático de Direito, apresentado pela Constituição da República Federativa do Brasil que, sem seu Povo educado e culto, é inexequível.

Montenegro do ano de 2013, pelos profissionais da Educação signatários desta obra, se fortalece ao se dizer presente no conjunto das mais importantes obras do saber brasileiro e acompanha, com algo sinalagmático, compromissos morais e - por este caderno - materiais. Dá-se os passos no aperfeiçoamento da pedagogia brasileira do ontem, do hoje e do amanhã.

Ao alvorecer da Educação Popular de Montenegro, as reflexões, experiências e debates acerca do tema Educação Infantil recepciona, através do que se segue, estudos, observações, experiências e experimentos oriundos da mecânica escolar e das situações reais do cotidiano escolar, das suas inúmeras facetas, seus arranjos, soluções e conformações exigidas ao professor
pela dinâmica imposta numa sociedade moderna e exageradamente competitiva. A Educação, então, haverá de tingi-la indelevelmente – a sociedade - com matizes humanitários. É lá na base escolar, unida à família, que se inicia a estrutura do ser pessoa integral, responsável, cidadã e com dotes dos verdadeiros valores humanitários.

A informação e a difusão de conhecimentos das práticas exige estes encorajadores registros para o desenvolvimento das melhores técnicas pedagógicas, magisteriais e, atualmente, nas suas orientações diversas da inclusão social através do processo educativo ancorado na compreensão do ser criança: que brinca, que ama, que sonha, que é indivíduo em personalidade e caráter; e, sobremaneira, a consideração da sempre presente cidadania a compreender a liberdade, a igualdade, a fraternidade real entre, e para todos, os seres infantis; afinal, sempre se faz o que nos estimulam a fazer.

Avante ao futuro maravilhoso de Paz, Harmonia e Saúde!

Luiz Américo Alves Aldana, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Montenegro (RS).

Publicado: 2014-03-12

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