n. 23 (12): Abordagens Docentes e Investigações em Artes

					Visualizar n. 23 (12): Abordagens Docentes e Investigações em Artes

Editorial

Nesta 23ª edição da Revista da FUNDARTE apresentamos nove artigos cujas temáticas abarcam investigações nas áreas de educação, artes visuais, dança, música e artes cênicas. Ancorados no tema “Abordagens docentes e investigações em artes”, temos, a partir de diferentes pontos de vista, enfoques centrados em aspectos do fazer artístico, docência, constituição de identidades e subjetividades e discussões de gênero, frutos tanto de estudos individuais, quanto de pesquisas coletivas. É um panorama diversificado do que move e preocupa educadores nos dias que correm.

No primeiro texto, “Cartografias e sobrejustaposições para pensar a produção crítica da arte enquanto etnografia”, Cristian Poletti Mossi e Marilda Oliveira de Oliveira buscam refletir, conceitualmente, sobre as palavras que compõem o título. É também o título que dá o direcionamento da reflexão dos autores, apoiada em teóricos como Rolnik, Deleuze & Gattari e Canclini entre outros.

“Obra aberta: espaço urbano em ruínas x galeria” apresenta o trabalho de Fernanda Manéa sobre questões relativas à impermanência e efemeridade em suas práticas de intervenção, focadas na restauração da subjetividade, da percepção e dos sentidos para com os lugares e objetos cotidianos. Bourdieu, Umberto Eco, Benjamin, Argan e Guattari são alguns dos teóricos que ajudam a autora a pensar a obra aberta, a interrelação entre espaço urbano, vazios, paisagens, ruínas e fluxo humano em suas infinitas possibilidades.

Os conceitos de análise de obras de arte do crítico Yve-Alain Bois, que entende o objeto artístico como um “modelo em si mesmo”, são os enfoques de Clediane Lourenço no artigo “Segundo plano: A cidade nas obras de Leonor Botteri”. Para alcançar seu propósito de leitura e aproximação com a obra de Botteri, a autora também evoca Deleuze e os conceitos de repetição e diferença.

No artigo “O Ensino de perspectiva aliado às atividades de criação, no Curso de Artes Visuais” de Ana Paula Batista Araújo, Estela Maris Reinhardt Piedras e Ursula Rosa da Silva, apresentam o relato de uma experimentação metodológica realizada no Curso de Artes Visuais, modalidade Licenciatura, da UFPel – Universidade Federal de Pelotas/RS. A base teórica busca referências para aproximar o ensino técnico dos processos de criação em arte e Panofsky, Ormezzano e Santos contribuem para as reflexões e o alcance de resultados satisfatórios.

“Objeto de pesquisa, objeto de desejo: um caso de amor com a palavra e a imagem” é um artigo que nos instiga a pensar sobre o conceito de representação em artes visuais e as relações possíveis entre imagem e palavra. Para alcançar seus propósitos, a autora Betina Frichmann traz referenciais de Foucault e Barthes e a obra “Isto não é um cachimbo”, do pintor René Magritte.
“Arte, infância e imaginação em Fanny e Alexander”, é um exercício de reflexão sobre a arte teatral, a infância e a imaginação a partir do filme Fanny e Alexander, de Ingmar Bergman, conforme explicita o coletivo de autores Adriana Ganzer, Amalhene Baesso Reddig, Ana Maria Cambruzzi, Aurélia Regina de Souza Honorato, Rodrigo Ribeiro Souza, Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira e Silemar Maria de Medeiros da Silva. A arte teatral é o fio que conduz esta trama, costurada com um número representativo de estudiosos do tema, entre os quais Bachelard, Benjamin, Calvino e Duarte Jr.

Refletir sobre “Masculinos e femininos – pensando as abordagens acerca do gênero no âmbito escolar” é o que propõe Juzelia de Moraes Silveira, quando analisa os discursos sobre as imagens que remetem à sexualidade, consumidas pelos jovens. A problematização frente aos preconceitos, a constituição de identidades/subjetividades sexuais são alguns dos focos prioritários do texto que se apóia em teóricos como Chauí, Louro, Foucault e Hernández.

Sandra Rhoden apresenta resultados da sua dissertação de mestrado no artigo “Notação musical: inquietações da prática docente” e discorre sobre investigações do processo subjetivo da notação musical de um grupo de nove crianças entre 4 a 6 anos, alunos do Curso Básico de Música da Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE. Referenciais de Gonzáles Rey, Maffioletti, Sinclair, Souza e principalmente Silvia Helena Cruz contribuem para o alcance dos objetivos da pesquisa.

O último artigo, “O Santo e a Porca na escola: um processo de desmontagem do espetáculo” aborda uma pesquisa que trata das dificuldades do ensino de teatro. A autora, Kamila Rodrigues Debortoli, inspira-se nos Ensaios de Desmontagem do Espetáculo, proposto pelo projeto Formação de Público, realizado em São Paulo, e experimenta com alunos de 5º e 6º ano as etapas sugeridas que facilitam o entendimento da atuação de um professor-artista.

Agradeço imensamente aos que enviaram seus artigos para compor esta Revista, bem como aos pareceristas pela colaboração generosa. Desejo a todos e a todas que tenham uma boa leitura, provocada pelas ideias e reflexões dos autores.

Maria Isabel Petry Kehrwald
Coordenadora da Revista

 

Publicado: 01.07.2012

Edição completa