n. 10 (5): Docência e Arte

					Visualizar n. 10 (5): Docência e Arte

Editorial


É com muita satisfação que oferecemos aos interessados em arte e educação esta 10ª Revista da FUNDARTE, cujas abordagens estão centradas em questões referentes à docência e arte, a partir de diferentes pontos de vista, frutos tanto de destudos individuais sobre o tema, quanto pesquisas coletivas. Constituem-se em instigantes reflexões que expressam o que move e preocupa professores e professoras de todos os níveis de ensino.

O primeiro texto, "No fio da navalha: da experiência: sentidos e possibilidades do educar, de Marcelo de Andrade Pereira, evoca o conceito de experiência do filósofo alemão Walter Benjamin e estabelece relações com a educação e a formação docente.

No artigo "A formação do Músico: uma reflexão sobre a docência" Márcia Pessoa Dal Bello nos apresenta resultados de pesquisa realizada durante o mestrado em educação, cuja investigação centrou-se "nos saberes pedagógicos que sustentam as práticas pedagógicas" dos professores de instrumento musical da FUNDARTE.

O estudo de caso de cunho etnográfico, que aborda a educação estética visual em programa de execução de medidas sócioeducativas para adolescentes, é descrito pelas professoras Graciela Ormezzano e Viviane Diehl e pela bolsista Franciele Gallina, evidenciando contribuições da experiência artística na construção da subjetividade e "possíveis mudanças de atitude dos participantes".

O texto "Possibilidades da pintura contemporânea: uma reflexão sobre o ensino da pintura num curso superior de artes visuais no início do século XXI", de Marco de Araujo, desenha a trajetória das transformações da pintura ao longo do século XX, apresenta as práticas pictóricas atuais e busca suas implicações em um curso de ensino superior de artes visuais.

Um estudo sobre a função da dança na construção de identidades de jovens alunos de uma escola estadual de Porto Alegre/RS, trazendo à cena conceitos de educação, antropologia e dança, é a proposta das professoras Gabriela Nobre Bins e Flavia Pilla do Valle, através do texto "Quem não dança segura a criança: uma análise do papel da dança nas construções de identidades", no qual questões de gênero, etnia, religião e redes sociais também são abordadas.

O sexto artigo trata da avaliação - território sempre em aberto no campo da arte - e que Rosane Cardoso de Araújo nos traz a partir de pesquisa realizada com alunos de licenciatura em música, na qual "foi possível coletar dados acerca dos significados da avaliação" bem como compreender aspectos envolvidos no seu processo.

Em "Formação docente em teatro: uma ética da tradição", Gilberto Icle e Celina Nunes de Alcântara refletem sobre a formação do professor de teatro, "compreendendo os saberes pedagógicos como inerentes aos saberes teatrais", buscando como apoio, suporte teórico em Cruciani, Stanislavski, Copeau e Larrosa, entre outros.

No oitavo e último artigo dessa revista, as autoras Dionísia Nanni e Maristela Moura silvia Lima traçam considerações sobre a dança e suas modificações sócioculturais ao longo do tempo, sob o título "A arte do século XX: ideais e movimentos na dança moderna e contemporânea com ênfase na teoria de Rudolf Laban" e apontam para possibilidades do ensino da dança no século XXI.

Agradecemos aos que colaboraram com esta edição, brindamos pelo 10° número da nossa Revista e esperamos que ela contribua para instigar discussões e motivar investigaçoes referentes à educação e arte. Vai também um agradecimento muito especial à professora Maria Cecilia Torres que coordenou as últimas edições da revista.

A todos e todas uma boa leitura.

Isabel Petry Kehrwald
Diretora Executiva da FUNDARTE

Publicado: 01.12.2005