n. 16 (8): Educação, Pesquisa e Artes

					Visualizar n. 16 (8): Educação, Pesquisa e Artes

Editorial

A Revista da FUNDARTE número 16 homenageia a Dança, uma das áreas artísticas que fazem parte dos cursos da FUNDARTE, tanto dos cursos básicos quanto dos cursos de graduação, esses realizados em convênio com a UERGS. Por isso, a capa da revista consiste em uma colagem de imagens de exercícios de aulas e cenas de espetáculos de dança realizados na instituição. Além disso, os desenhos que ilustram as primeiras páginas dos artigos, Bailarina ou O Deus da Dança e Figuras Geométricas, são do bailarino russo Vaslav Nijinsky, nos quais, mesmo sendo um deles abstrato, o movimento é bastante presente.

Também, pelo fato de a Revista homenagear a área da Dança, os três primeiros artigos referem-se a ela. “Dança e educação: poéticas que se encontram em suas relações com a sociedade”, de Alba Pedreira Vieira e Maristela Moura Silva Lima, é o artigo que abre a edição. A proposta das autoras é discutir e fomentar reflexões a respeito das poéticas da dança na educação em suas relações com a sociedade, a partir de algumas problematizações tratadas no texto.

A partir de perspectivas de estudos da pós-modernidade, Airton Tomazzoni, com o artigo “Na dança da pósmodernidade: perspectivas para começar a compreender o desafio da escola hoje”, propõe também reflexões a respeito de relações entre as transformações da sociedade contemporânea, a dança e a educação.

Em terceiro lugar, temos o trabalho “Entre Nietzsche e Laban: acessando o mundo Intermediário”, de Cibele Sastre. Nele, a autora procura estabelecer uma relação entre os conceitos Vontade e Aparência, em Friedrich Nietzsche e Harmonia Espacial e Esforço/Forma, em Rudolf Laban, coreógrafo, arquiteto e pesquisador do movimento humano que formulou o Sistema Laban de Análise de Movimento.

Passando para a área do Teatro, temos dois artigos. O primeiro, “Identidade e corpo subjetivo no trabalho do ator”, de Tatiana Cardoso, estabelece uma relação entre as experiências de Jerzy Grotowski e Eugenio Barba e as teorias contemporâneas sobre o corpo. Aborda o treinamento do ator como um processo de investigação sensível dele consigo mesmo.

“Dramaturgia: o texto e a cena em Sonho de uma noite de verão”, de Carlos Roberto Mödinger, é o outro artigo sobre teatro. Trata da transição do texto dramático para a cena teatral, enfocando a peça de William Shakespeare mencionada no título, em duas diferentes encenações, uma de 1971 e outra de 2006.

São dois, também, os artigos que tratam de poéticas visuais. Michele Martins Nunes, em “Vestindo as Fantasias do Cotidiano: Apropriação e Manipulação na Pintura Contemporânea”, a partir da análise e reflexão sobre sua série de pinturas Fantasias do Cotidiano, aborda possibilidades de apropriação e manipulação de imagens preexistentes na pintura, além de questões referentes à inserção da palavra na obra de arte.

Elke Pereira Coelho Santana, no texto “Das relações com o espaço: Os Livros”, a partir da prática e da reflexão sobre a instalação de sua autoria, Os Livros, aborda questões a respeito do espaço onde a obra se insere, principalmente quando esta é realizada pensando-se em um lugar específico.

Encerrando a edição, temos o trabalho de Rosana Soares, “A sustentabilidade da infância”. A autora propõe uma discussão a respeito do papel da arte e do seu ensino relacionados à preservação da infância, refletindo sobre o significado e a complexidade desta no mundo contemporâneo.

Por fim, cabe agradecer a todos que enviaram seus artigos, sobretudo aos colaboradores desta edição, e desejar a todos uma boa leitura.

Marco de Araujo
Editor

Publicado: 01.12.2008

Edição completa