JOGO, BRINCADEIRA, PRESENÇA: CORPOS LÚDICOS E EXPRESSIVOS EM AULAS DE DANÇA NA ESCOLA

Autores

  • Joice Soares Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Helena Thofehrn Lessa Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.731

Palavras-chave:

Educação, Artes, Dança.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o uso do lúdico em aulas de Dança na escola a partir de uma pesquisa realizada com duas professoras que atuam na disciplina de Artes na rede pública de Pelotas/RS. Os diálogos e reflexões são feitos com base nos relatos das professoras e no cruzamento com fontes teóricas, trazendo discussões sobre noções de ludicidade e aspectos que a caracterizam, buscando ampliar o olhar sobre a ação lúdica nas aulas de Dança.

Biografia do Autor

Joice Soares Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Dança - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como bolsista do Programa Interdisciplinar de Incentivo à Docência (PIBID) por três anos e durante esse período elaborou diversos projetos e oficinas voltados a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas.

Helena Thofehrn Lessa, Universidade Federal de Pelotas

Professora de dança e Fisioterapeuta. Mestra e Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas na área de concentração Movimento humano, educação e sociedade - Linha de pesquisa Comportamento Motor. Foi Professora Substituta do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gênero e Arte.

Referências

ALMEIDA, Fernanda de Souza. Dança e Educação: 30 experiências lúdicas com crianças. São Paulo: Summus, 2018.

BENVENUTI, Alice. Espaços, tempos, ações e ambiente – Lugares da aprendizagem. IN: ULBRA (org). O lúdico na prática pedagógica. Brasília: Editora IBPEX, 2008.

CANDA, Cilene Nascimento. Aprender e brincar é só começar...: a ludicidade na alfabetização de jovens e adultos. 2006. 287 f. Dissertação de Pós-Graduação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006. Acesso em 14 out. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10172

CANDA, Cilene Nascimento; SOUZA, Regiane Santana. Educar com ludicidade: saberes e competências para a formação docente. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 5, p.139 – 151. Jul./dez. 2010. Acesso em 14 out. 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2233

FERREIRA, Ingrid Araújo da Silva. Vamos brincar de dançar? A narrativa do processo de brincar no ensino da dança no Programa de Iniciação à Docência PIBID/UFRGS no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança). Escola de Educação Física Licenciatura em Dança. Porto Alegre, 2013. Acesso em 14 out. 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/87646

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.

MARQUES, Isabel. Corpos lúdicos: corpos que brincam e jogam. IN: ULBRA (org). O lúdico na prática pedagógica. Brasília: Editora IBPEX, 2008.

NHARY, Tania Marta Costa. O Imaginário do Corpo Lúdico na Escola. In: EDUCERE: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6, 2013, Curitiba, 2013. p. 26350 – 26364. Acesso em 14 out. 2019. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8826_5937.pdf

PEREIRA, Lucia Helena Pena. Corporeidade e ludicidade nas séries iniciais do ensino fundamental: crenças, dúvidas e possibilidades. Revista educação, Santa Maria, v. 40, n. 3, p. 697-710, set./dez. 2015. Acesso em 14 out. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/9225 DOI: https://doi.org/10.5902/198464449225

RAMOS, Rosemary Lacerda. Por uma educação lúdica. IN: LUCKESI, Cipriano (org). Ludopedagogia- Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: UFBA/ FACED, 2000.

Downloads

Publicado

30.06.2020

Como Citar

Soares Rodrigues, J., & Thofehrn Lessa, H. (2020). JOGO, BRINCADEIRA, PRESENÇA: CORPOS LÚDICOS E EXPRESSIVOS EM AULAS DE DANÇA NA ESCOLA. Revista Da FUNDARTE, 41(41). https://doi.org/10.19179/2319-0868.731

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.