Vínculos entre o ensino de Arte e a linguagem audiovisual na cultura digital

Autores

  • Jéssica Thaís Demarchi Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Cláudio Tarouco de Azevedo UFPel

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.518

Palavras-chave:

Audiovisual, Ensino de Arte, Cultura digital

Resumo

As ideias expostas no presente texto evidenciam a cultura digital e seu impacto causado através da linguagem audiovisual na sociedade contemporânea. Por intermédio de algumas reflexões levantadas nesse sentido, pretende-se estabelecer conexões entre o fluxo videográfico na contemporaneidade e o ensino de Arte. O objetivo a partir daí consiste em estimular o desenvolvimento de ações pedagógicas contextualizadas no âmbito da Arte que explorem a prática audiovisual. Para tanto, ao final do artigo será descrita, ainda que brevemente, uma possibilidade de explorar o vídeo experimental através de oficinas.

Biografia do Autor

Jéssica Thaís Demarchi, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduada em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mestre em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas.

Professora substituta do núcleo de Design do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Câmpus Pelotas.

Cláudio Tarouco de Azevedo, UFPel

Pós-doutor em Artes Visuais (2016), doutor (2013) e mestre (2010) em Educação Ambiental e graduado em Artes Visuais Licenciatura. Professor do Curso de Artes Visuais e do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Participa do Núcleo Transdisciplinar de Estudos Estéticos - NUTREE e lidera o Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde - GPAES.  Tem experiência na área de Educação e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, audiovisual, educação ambiental e direito animal.

Referências

ALMEIDA, C. Z. As relações arte/tecnologia no ensino da arte. In: PILLAR, A. D. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006. p. 71-84.

ALVES, Marcia Nogueira. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: Ibpex, 2008.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 6. ed. São Paulo:Editora Sulina, 2013.

______. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN. Sergio (Orgs.). Cultura digital.br. São Paulo: Azougue Editorial, 2009. p. 134-149.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós cinemas. 6. ed. Campinas: Papirus: 2011.

MARTINS, R; SÉRVIO, P. P. Distendendo relações entre imagens, mídia, espetáculo e educação para pensar a cultura visual. In: MARTINS, R; TOURINHO, I. (Orgs.). Culturas das imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2012. p. 255-282.

MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

28.06.2019

Como Citar

Demarchi, J. T., & Tarouco de Azevedo, C. (2019). Vínculos entre o ensino de Arte e a linguagem audiovisual na cultura digital. Revista Da FUNDARTE, 38(38), 63–78. https://doi.org/10.19179/2319-0868.518

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.