prefixo DOI 10.19179 Revista da FUNDARTE Indexada na Plataforma REDIB, Google Academico e Diadorim

Notícias

Revista da FUNDARTE Nº 43

 
Acaba de ser lançada em 21/12/2020 a Revista da FUNDARTE Nº 43 com o tema Arte, Educação e Performance.  
Publicado: 2020-12-21 Mais...
 

EDITAL Nº 006/2020 Edição Pandemia

 

A REVISTA da FUNDARTE, intitulada “Poéticas do Isolamento: experiências em arte e educação em tempos de pandemia” aceita para publicação trabalhos resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre práticas atualizadas na área das artes. Os textos em português e língua estrangeira/espanhol devem ser inéditos, de autores (as) brasileiros (as) ou estrangeiros (as), conforme padrão da REVISTA da FUNDARTE. Para os artigos ou ensaios em língua estrangeira serão respeitadas as formatações do país de origem.

Os textos serão selecionados a partir de pareceres elaborados por, pelo menos, dois membros da Comissão Editorial da Editora da FUNDARTE não passando por pareceristas de fora da comissão.

 
Publicado: 2020-10-20 Mais...
 

Revista da FUNDARTE Qualis A2

 

Acaba de ser publicada a Revista da FUNDARTE nº 42 - Narrativas de/para crianças: imagens, memórias, histórias.

A publicação com mais de 400 páginas oferece ao leitor textos em português, inglês e francês além de um Ensaio Fotográfico que traz imagens feitas com crianças e por elas em Moçambique, em momentos do cotidiano, em que as potências e as trocas ganhavam contornos e espaços, possibilitando outras narrativas para suas histórias.

“Este dossiê tem o propósito de estabelecer o diálogo entre pesquisas que têm como objeto a produção poética para/de crianças, em sua diversidade de imagens, memórias e histórias. Longe de estabelecer um consenso sobre a noção de infância, queremos, ao contrário, problematizar como essa noção vem sendo utilizada para demarcar o que passou a se constituir como um subcampo específico da produção cultural: Literatura, Música, Poesia, Cinema, Teatro destinados às crianças”

Às autoras - Luciana Hartmann (Universidade de Brasília) e Hanna Araújo (Universidade Federal do Acre).

Acesse agora: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/issue/current/showToc?fbclid=IwAR3Gru4cLOAW5rfaYDtHfD1PvxzCTGEWIFAP8ZH9L0bE8zmjZReSy4cOdwo

 
Publicado: 2020-10-05
 

EDUCAÇÃO E LINGUAGENS: DA MULTIPLICIDADE DOS CONCEITOS

 

DA MULTIPLICIDADE DOS CONCEITOS
Um conceito, de acordo com Deleuze, somente pode ser conceito se estivermos atentos à sua dimensão de multiplicidade.
Em outras palavras: um conceito não pode ser visto de forma isolada. E o mais importante: somente se
concretiza se houver alguém que o perceba e, consequentemente, o materialize. Um conceito não cai do céu! Ele precisa
ser capturado. Como diria Marco Lucchesi: “a estrutura quase se desintegra, tamanho o combate de forças desiguais
que se equilibram, segundo um desejo férreo, capaz de impor domínio às demandas centrífugas”[1].
Esta coletânea, em parceria com a FUNDARTE, reúne professores e pesquisadores das mais diversas áreas de
formação e atuação para pensar, com um certo grau de originalidade, conceitos de linguagens. Todos os textos são
inéditos e foram pensados a partir de inquietudes e insuficiências em relação à importância das linguagens ora para
o pensamento, ora como operadora indispensável para uma apreensão existencial mais plena. Estética. Que consiga
captar as linhas de fuga para que possamos escapar de tempos e espaços que asfixiam nossos sonhos e projetos.
As organizadoras
Ana Maria Haddad Baptista
Júlia Maria Hummes
Márcia Pessoa Dal Bello
Diana Navas

 
Publicado: 2020-09-01 Mais...
 

O Currículo em Educação Musical: uma proposta para a educação básica

 

A Editora da FUNDARTE apresenta a publicação do livro “O Currículo em Educação Musical: Uma Proposta para a Educação Básica”, do autor Bruno Felix da Costa Almeida.  A obra, que configura um dos Produtos resultantes da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), trata sobre a proposta curricular em Educação Musical, para a Educação Básica e pode auxiliar o professor educador-musical, bem como os propositores de currículos em música à reflexão pedagógico-musical.

 
Publicado: 2020-07-11
 

Qualis A2

 
A Revista da FUNDARTE conquistou Qualis A2 na avaliação da CAPES. É com muito orgulho que damos esta notícia e aproveitamos para agradecer aos autores, avaliadores, leitores e a toda equipe que faz com que esta Revista exista.  
Publicado: 2019-07-22 Mais...
 


Barriguda é indexada no Diadorim – A Barriguda

Qualis A2 em Arte

Publicação trimestral podendo ter edições temáticas durante o ano.