n. 25 (2016)

Poéticas, Pesquisa e docência

Pesquisas Concluídas

Pesquisas em Andamento

Projetos de Pesquisa

Relatos de Experiência

Pôsteres

Sumário

Ficha Catalográfica

Ficha Catalográfica Ver Ficha
Fundação Municipal de Artes de Montenegro FUNDARTE P. 01

Mesa Temática 1 - A função da Arte na Escola de Educação Básica (Pesquisa Concluída)

Olhares sobre mim e o mundo Ler Trabalho
Ana Lúcia Pereira Ferreira de Quadros P. 02 - 09
Os espaços expositivos como extensão da sala de aula Ler Trabalho
Ana Beatriz Campos Vaz P. 10 - 15
Perspectivas dos alunos frente ás práticas de dança na escola
Simone Carvalho, Rubiane Falkenberg Zancan P. 16 - 22

Mesa Temática 1 - A função da Arte na Escola de Educação Básica (Pesquisa em Andamento)

O teatro mignon na educação da primeiríssima infância: entre funções e transgressões
Alessandra Mara Rotta de Oliveira P. 23 - 29

Mesa Temática 1 - A função da Arte na Escola de Educação Básica (Relato de Experiência)

Encontros com a arte no estágio docência Ler Trabalho
Thayse Ludwig Martins P. 30 - 33
Formação continuada para professores unidocentes: sentidos e reflexões a partir da prática como ministrante da oficina de repertório musical para professores Ler Trabalho
Priscila kuhn Scherdien Reinicke, Isabel Bonat Hirsch, Vitor Manske P. 34 - 39
Práticas pedagógicas em artes visuais e música para professores da educação infantil de Montenegro/RS Ler Trabalho
Sandra Rhoden P. 40 - 43
Uma experiência em artes na educação infantil Ler Trabalho
Mariete Taschetto Uberti P. 44 - 48

Mesa Temática 2 - O professor pesquisador na sala de aula (Pesquisa Concluída)

Dialogando culturas: ações interdisciplinares sobre aspectos culturais, em forma de dança, da festa de Iemanjá do município do Rio Grande/ RS Ler Trabalho
Rodrigo Lemos Soares, Andressa Soares De Ávila, Danielle Soares Jesus, Flaviana Custódio Silvino, Juliana Carvalho Cabral, Lucas Pedroso Xavier, Tamara Lemos Da Rosa P. 49 - 55
Entre teorias e práticas curriculares: perspectivas para o ensino de danças na escola Ler Trabalho
Rodrigo Lemos Soares, Andressa Soares De Ávila, Danielle Soares Jesus, Flaviana Custódio Silvino, Juliana Carvalho Cabral, Lucas Pedroso Xavier, Tamara Lemos Da Rosa P. 56 - 63
Pesquisa de/em movimento em dança Ler Trabalho
Neila Baldi Baldi P. 64 - 71

Mesa Temática 2 - O professor pesquisador na sala de aula (Pesquisa em Andamento)

A reflexão sobre condição feminina em sala de aula: o sentido da pesquisa Ler Trabalho
Paulo Gaiger P. 72 - 79
Docência e cinema: a sala de aula como espaço de pesquisa(ção) Ler Trabalho
Mariete Taschetto Uberti P. 80 - 86
Escrita de si, formação e ensino da Arte Ler Trabalho
Ursula Rosa da Silva P. 87 - 93
O ritmo como instrumento pedagógico Ler Trabalho
Rafaela da Rocha Leite, Eduardo Guedes Pacheco P. 94 - 98
Um jogo educativo para conhecer o acervo de um museu Ler Trabalho
Andrea Hofstaetter, Thayse Ludwig Martins P. 99 - 105
Compartilhando vivências em dança: estratégias artístico-pedagógicas Ler Trabalho
Camila Pasa, Sílvia da Silva Lopes, Aline da Silva Pinto P. 106 - 112

Mesa Temática 2 - O professor pesquisador na sala de aula (Relato de Experiência)

A camerata de violões da FUNDARTE: um relato das particularidades e repertório do grupo entre 2013 e 2016 Ler Trabalho
Thiago de Campos Kreutz P. 113 - 117
Experiências de arte-educação com professores da rede pública de ensino Ler Trabalho
Noeli Moreira P. 118 - 122
O ensino do Cubismo por meio do jogo Ler Trabalho
Cleandro Stevão Tombini P. 123 - 128
Sensibilização para a técnica clássica: conhecendo aulas de baby class Ler Trabalho
Augusta Dreher Nabinger P. 129 - 132
“Temos que pegar!”: um relato da utilização do cotidiano no trabalho com o Coro Criarte da Fundarte Ler Trabalho
Cynthia Paim Barcelos P. 133 - 137
Uma teia que se tece. O crochê na Arte Contemporânea Ler Trabalho
Viviane Maria de Oliveira P. 138 - 143

Mesa Temática 3 - A legislação e o Ensino da Arte no século XXI (Pesquisa em Andamento)

A experiência como disparadora da pesquisa: raça, relações de poder, educação em arte Ler Trabalho
Michele Spall Figueira, Roseane Martins Coelho P. 144 - 151

Mesa Temática 4 - Relações entre o professor artista e o artista professor (Pesquisa Concluída)

Entre malhas, sapatilhas e corpos esguios: outras leituras sobre as masculinidades do ballet clássico em Rio Grande/ RS Ler Trabalho
Rodrigo Lemos Soares, Andressa Soares De Ávila, Danielle Soares Jesus, Eliel Bandeira, Flaviana Custódio Silvino, Josiane Vian Domingues, Juliana Carvalho Cabral, Lucas Pedroso Xavier, Tamara Lemos Da Rosa P. 152 - 159

Mesa Temática 4 - Relações entre o professor artista e o artista professor (Projeto de Pesquisa)

Percursos híbridos da criação: entre o ateliê e a sala de aula Ler Trabalho
Cladenir Dias de Lima, Francine Cunha P. 160 - 165

Mesa Temática 4 - Relações entre o professor artista e o artista professor (Relato de Experiência)

A princesa era um prendedor? A experiência de artistagem de educadores da Educação Infantil na contação de histórias a partir do Teatro de Objetos Ler Trabalho
Diewerson do Nascimento Raymundo P. 166 - 169

Mesa Temática 5 - Tecnologias na sala e no espetáculo (Relato de Experiência)

O curta metragem documental na sala de aula Ler Trabalho
Rachel Munhoz, Daiane Nunes, Pamela Bittencourt P. 170 - 174

Mesa Temática 6 - Projetos de Inclusão a pessoas com deficiências, na perspectiva da Arte (Relato de Experiência)

O corpo como diálogo e interação entre alunos surdos e ouvintes Ler Trabalho
Ivan Jeferson Kappaun P. 175 - 178

Mesa Temática 7 - Projetos Sociais na Perspectiva do ensino de Arte (Pesquisa Concluída)

A experiência de mediação teatral em um projeto com jovens estudantes do Ensino Fundamental Ler Trabalho
William Fernandes Molina P. 179 - 185

Mesa Temática 7 - Projetos Sociais na Perspectiva do ensino de Arte (Relato de Experiência)

Descentralização e Acessibilidade: Ação Comunitária FUNDARTE Ler Trabalho Ver imagens
Júlia Maria Hummes, Márcia Pessoa Dal Bello P. 186 - 188
Projeto de microintervenção: o ensino da arte e a ressignificação do ambiente Ler Trabalho
Jaison Couto Souza, Cláudio Tarouco de Azevedo P. 189 - 193
Ser e vir–a–ser: cultura da diversidade em Ivoti Ler Trabalho
Andréa Cristina Baum Schneck P. 194 - 197

Mesa Temática 8 - As várias disciplinas e seu diálogo com a Arte (Pesquisa Concluída)

“A fé que me alumia é a mesma que me faz dançar!”: olhares sobre danças em dois terreiros de Rio Grande/RS Ler Trabalho
Rodrigo Lemos Soares, Andressa Soares De Ávila, Danielle Soares Jesus, Flaviana Custódio Silvino, Juliana Carvalho Cabral, Lucas Pedroso Xavier, Tamara Lemos Da Rosa P. 198 - 204

Mesa Temática 8 - As várias disciplinas e seu diálogo com a Arte (Pesquisa em Andamento)

Dança e interdisciplinaridade: um processo de criação na escola Ler Trabalho
Grace Boeira Viegas, Sílvia Da Silva Lopes P. 205 - 210
Grupo de estudos transdisciplinares do ator: ações formativas e artísticas Ler Trabalho
Nathalia Scapin Barp, Tatiana Cardoso da Silva P. 211 - 217

Mesa Temática 8 - As várias disciplinas e seu diálogo com a Arte (Relato de Experiência)

Espalhando Arte IV Ler Trabalho
Ivani Ana Friedrich P. 218 - 221
Galeria de arte Loide Schwambach: exposições e ação educativa Ler Trabalho
Jéssica da Rosa Pinheiro, Mayra Corrêa Marques, Susana Tebaldi Toledo, Jozieli Weber P. 222 - 226
Patrimônio artístico nas praças de Ivoti Ler Trabalho
Cecília Luiza Etzberger P. 227 - 231
Por uma Geogr(arte) na Sala de aula: relato de experiência de práticas no ensino de Arte e Geografia Ler Trabalho
Daniela Pereira Brum, Lucas da Silva Ferreira P. 232 - 234
Processos fotográfico: da cianotipia a foto digital Ler Trabalho
Vera Regina do Amaral P. 235 - 242

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Pesquisa Concluída)

A construção docente através do PIBID-Música da UERGS Ler Trabalho
Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 243 - 250
Eu senti meu coração bater muito forte: relatos sobre vivências musicais Ler Trabalho
Tatiane dos Passos de Oliveira, Sandra Rhoden P. 251 - 258
Livro de artista: Passado Iminente Ler Trabalho
Giácomo de Carli da Silva, Mariana Silva da Silva P. 259 - 278

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Pesquisa em Andamento)

A importância da partitura na educação musical: um desafio para os educadores musicais Ler Trabalho
Edenir Alcídio Ströher, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 279 - 285
A musicalização como instrumento para construção de conceitos para a vida Ler Trabalho
Taís Alderette, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 286 - 290
A utilização dos sons da natureza para o aprendizado musical de alunos das escolas do campo Ler Trabalho
Melícia Pereira do Nascimento, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 291 - 297
Brincando com Música na Educação Infantil: a utilização de instrumentos musicais no cotidiano como ferramenta de ensino Ler Trabalho
Daniele Isabel Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 298 - 305
Concursos Públicos para Professores de Música: uma investigação no Rio Grande do Sul Ler Trabalho
Márcio Roberto Ritter Carvalho, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 306 - 313
Educação Musical e Literatura: uma pesquisa-ação sobre a utilização dos elementos musicais na contação de histórias Ler Trabalho
Lúcia Jacinta da Silva Backes, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 314 - 321
Educação musical escolar: uma pesquisa-ação sobre possibilidades pedagógico-musicais no ensino fundamental Ler Trabalho
Pâmela Göethel Dutra, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 322 - 329
Impactos das ações musicais nos subprojetos do PIBID/UERGS Ler Trabalho
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Guilherme da Silva Ramos P. 330 - 337
Ludicidade na Musicalização Infantil: uma pesquisa-ação sobre metodologias lúdico-musicais Ler Trabalho
Caroline Menezes Lucas, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 338 - 344
Mapeamento da produção científica em Educação Musical no Ler Trabalho
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Romeu Riffatti P. 345 - 352
Motivação para aprender música: uma pesquisa ação na EMEF Cinco de Maio/RS Ler Trabalho
Christian Miquéias Braun, Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 353 - 361
Musicalizando coletivamente a educação infantil a partir da literatura Ler Trabalho
Andréia Fernanda da Silva Mendes, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 362 - 369
O ensino de música em sala de aula, a partir da história do Navio Titanic Ler Trabalho
Giácomo de Carli da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 370 - 378
Os instrumentos de percussão no processo de musicalização infantil: um estudo com crianças de 6 anos Ler Trabalho
Eduardo Guedes Pacheco, Genaína Lemes da Silva P. 379 - 385
Pedagogia do tambor Ler Trabalho
Adrielle Camila Oliveira de Rezende, Eduardo Guedes Pacheco P. 386 - 391
Processos de Criação Coletiva na aula de música uma investigação com alunos de 8 a 15 anos da Rede Municipal de Porto Alegre Ler Trabalho
Michelle Cavalcanti Aguiar, Eduardo Guedes Pacheco P. 392 - 398
Refletindo sobre as ações pedagógico-musicais da EMEF Cinco de Maio Ler Trabalho
Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 399 - 407

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Projeto de Pesquisa)

Apreciação musical e corpo: por uma Educação Musical mais prática Ler Trabalho
Ranielly Boff Scheffer, Sandra Rhoden P. 408 - 416
Pesquisa Sonora e Composição com Sons do Cotidiano Ler Trabalho
Henrique Pellin, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 417 - 419

Mesa Temática 9 - 6º Seminário de Arte e Educação na UERGS (Relato de Experiência)

Iniciação à Docência na EMEF Cinco de Maio: Oficina de Musicalização oportunizada pelo Subprojeto Pibid-Música, da Uergs Ler Trabalho
Ana Luíza Vier, Bruna Von Mühlen, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 420 - 424
Música e literatura: unindo e construindo ações interdisciplinares Ler Trabalho
Vicenzo Sulzbach Motta da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Ana Maria Bueno Accorsi P. 425 - 430
Rádio escolar na escola municipal de ensino fundamental cinco de maio Ler Trabalho
Nutielle Reis de Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel P. 431 - 434
Teclas brancas – compondo na sala de aula Ler Trabalho
Michelle Cavalcanti Aguiar P. 435 - 438
Um olhar para as intervenções em comemoração ao dia internacional da dança 2016 Ler Trabalho
Felipe Scher Dias Da Silva, Mauricio Da Rosa Cruz, Sílvia Da Silva Lopes P. 439 - 442

Pôster 25 Seminário

A função da arte na escola: conhecendo outras culturas e outros desenhos Ler Trabalho
Liane Paaschen P. 443 - 445
A produção artística dos estudantes dos cursos de Licenciatura em artes visuais a distância do Centro Universitário Internacional Ler Trabalho
Luciana Moraes Soares P. 446 - 447
Banda Marcial da Escola Municipal Alfredo Schneider-Teutônia-RS Ler Trabalho
Pedro Elias Lourenço Leite P. 448 - 449
Ensinando a Transgredir: a arte educação como prática para a liberdade Ler Trabalho
Cladenir Dias de Lima, Francine Cunha, Raissa Lorena Araújo P. 450 - 452
Projeto Tócaic: vivências e pesquisa em Educação Musical Ler Trabalho
Cleiton Luiz Freitas de Oliveira, Vinícius Ramos Puccinelli, Thaís Cardoso Lemos, Rodrigo Terra Machado, Lucas Cavalheiro Marques P. 453 - 455
‘‘Teatrinho de fantoches’’ na educação das crianças pequenas: repensá-lo, por quê? Por onde começar? Ler Trabalho
Alessandra Mara Rotta de Oliveira P. 456 - 457


ISSN: 2359-6120