A Experiência Do Deslocamento Escolar

Autores

  • Ariberto de Farias Bauermann Filho UERGS
  • Carmen Lúcia Capra UERGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, Deslocamento. Experiência. Escola.

Resumo

Resumo: O texto é um pensamento desenvolvido com a experiência a partir do Estágio Curricular em Artes Visuais no Ensino Médio, realizado em uma escola pública em Montenegro, sede da Unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O estágio trabalhou com o tema deslocamento, considerado como aquilo que constitui situações e ações próprias à escola, como a chegada atrasada dos alunos, a mobilidade dos períodos das disciplinas, a troca de professores e até na sala de artes, que é longe das demais salas. O projeto pesquisou a estética dos deslocamentos e sobre o que ela pode dar a ver sobre o espaço escolar. Identificando onde e como ocorrem deslocamentos nesse ambiente tão diverso, mas tão tenso que é a escola, realizou-se o trabalho artístico com a turma do terceiro ano do ensino médio. Produziram-se estudos e práticas em torno do tema deslocamento e foram criadas escritas, desenhos, pinturas, mapas e instruções para ver quais e como eram os diversos deslocamentos que acontecem na escola. A conclusão do estágio deu a ver uma tal experiência de “andança” das coisas na escola, que é solitária e com fragmentos que são tanto separados, quanto postos juntos.

Referências

BAUERMANN FILHO, Ariberto de Farias. Relatório de estágio curricular supervisionado artes visuais: licenciatura. 97 fl. Montenegro: UERGS, 2017. Doc Eletrônico.

VICTORIO FILHO, Aldo; BERINO, Aristóteles de Paula. Culturas juvenis, cotidianos e currículos. Rio de Janeiro: Currículo sem Fronteiras, v.7, n.2, pp.7-20, Jul/Dez 2007.

MONTEIRO, Alexandrina. Álbum Escolar: composições sobre a aprendizagem e o aprender na escola. In: BRITO, Maria dos Remédios de; GALLO, Silvio. Filosofias da diferença e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

AUGÉ, Marc. Não-Lugares – introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Lisboa: Editora Letra Livre, (2012). [1992]. Disponível em: <https://globalherit.hypotheses.org/3883>. Acesso em: julho de 2018.

JUNGES, Márcia. MACHADO, Ricardo. A educação como ruptura, não como institucionalização. São Leopoldo: Revista do Instituto Humanistas Unisinos, 2015. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6124&secao=472>. Acesso em: julho de 2018.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Bauermann Filho, A. de F., & Capra, C. L. (2018). A Experiência Do Deslocamento Escolar. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.639–644. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/597

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.