Alguns aspectos sobre vídeos institucionais de universidades brasileiras que apresentam a Licenciatura em Artes Visuais

Raphael Junior Almeida Batista, Jordana dos Santos Lima, Carmen Lúcia Capra

Resumo


Resumo: O trabalho apresenta a pesquisa “A Licenciatura em Artes Visuais em Vídeos Institucionais de Universidades Brasileiras”, vinculada ao Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (UERGS), que objetiva analisar os modos como esse curso é apresentado, a fim de problematizá-los. A metodologia compreendeu buscas nos canais das universidades no Youtube, a identificação de dados informativo-descritivos das instituições e a descrição dos vídeos, considerando quem compõe as cenas, o local e o tema abordado. Até o momento, nota-se que a apresentação dos cursos de licenciatura em artes visuais tende divulgar a formação artística dos licenciandos, em cenas contextualizadas em ateliê ou galerias de arte. A problematização em andamento considera que, ao mesmo tempo em que são importantes à formação docente, o objetivo da licenciatura é formar educadores que promovam a construção de saberes em arte por meio de uma diversidade de experiências que não apenas as da sua prática artística. Frente à baixa procura por cursos de licenciatura e compromissos como, por exemplo, o cumprimento da Lei n. 10639/03, que visa garantir o ensino da cultura afro-brasileira, reforça-se a relevância da análise das formas de apresentar a licenciatura em artes visuais para pensar em uma formação de professores com um suporte acadêmico consistente para exercer a docência em artes visuais na educação básica, junto às demandas socioculturais e a diversidade cultural presente em nosso país.


Palavras-chave


Palavras-chave: licenciatura; artes visuais; vídeos institucionais.

Texto completo:

Ler Artigo

Referências


CAPRA, Carmen Lúcia. Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais: é preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça, 2017.Disponível em:

GATTI, Bernardete Angelina. Formar professores: os dilemas de formação e a

educação escolar em artes. In: Anais do Simpósio Internacional: formação de educadores em arte e pedagogia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015.São Paulo: Terracota Editora, 2015. PP. 43-53.

Minuto Profissão – Artes Visuais – Licenciatura. 2012. Doc. Eletrônico. Disponível em . Acesso em 20 set. 2018.

Universo Univille - Licenciaturas (Matemática e Artes Visuais). 2010. Doc. Eletrônico. Disponível em . Acesso em 20 set. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.