Alguns aspectos sobre vídeos institucionais de universidades brasileiras que apresentam a Licenciatura em Artes Visuais

Autores

  • Raphael Junior Almeida Batista UERGS
  • Jordana dos Santos Lima UERGS
  • Carmen Lúcia Capra UERGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, licenciatura, artes visuais, vídeos institucionais.

Resumo

Resumo: O trabalho apresenta a pesquisa “A Licenciatura em Artes Visuais em Vídeos Institucionais de Universidades Brasileiras”, vinculada ao Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (UERGS), que objetiva analisar os modos como esse curso é apresentado, a fim de problematizá-los. A metodologia compreendeu buscas nos canais das universidades no Youtube, a identificação de dados informativo-descritivos das instituições e a descrição dos vídeos, considerando quem compõe as cenas, o local e o tema abordado. Até o momento, nota-se que a apresentação dos cursos de licenciatura em artes visuais tende divulgar a formação artística dos licenciandos, em cenas contextualizadas em ateliê ou galerias de arte. A problematização em andamento considera que, ao mesmo tempo em que são importantes à formação docente, o objetivo da licenciatura é formar educadores que promovam a construção de saberes em arte por meio de uma diversidade de experiências que não apenas as da sua prática artística. Frente à baixa procura por cursos de licenciatura e compromissos como, por exemplo, o cumprimento da Lei n. 10639/03, que visa garantir o ensino da cultura afro-brasileira, reforça-se a relevância da análise das formas de apresentar a licenciatura em artes visuais para pensar em uma formação de professores com um suporte acadêmico consistente para exercer a docência em artes visuais na educação básica, junto às demandas socioculturais e a diversidade cultural presente em nosso país.

Referências

CAPRA, Carmen Lúcia. Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais: é preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça, 2017.Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/174852>

GATTI, Bernardete Angelina. Formar professores: os dilemas de formação e a

educação escolar em artes. In: Anais do Simpósio Internacional: formação de educadores em arte e pedagogia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015.São Paulo: Terracota Editora, 2015. PP. 43-53.

Minuto Profissão – Artes Visuais – Licenciatura. 2012. Doc. Eletrônico. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=Rj72F6uRYks>. Acesso em 20 set. 2018.

Universo Univille - Licenciaturas (Matemática e Artes Visuais). 2010. Doc. Eletrônico. Disponível em <https://youtu.be/DtjMtlte76I>. Acesso em 20 set. 2018.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Almeida Batista, R. J., Lima, J. dos S., & Capra, C. L. (2018). Alguns aspectos sobre vídeos institucionais de universidades brasileiras que apresentam a Licenciatura em Artes Visuais. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.80–88. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/559

Edição

Seção

Pesquisa em Andamento, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.