A Exclusão de Deficientes na Escola Regular

Autores

  • Iury de Mello Araújo UERGS
  • Carmem Lúcia Capra UERGS

Palavras-chave:

Palavras-chave, pessoas com deficiência, exclusão, escola regular.

Resumo

Resumo: Aborda a exclusão de pessoas com deficiência das instituições de ensino regular. Constitui um levantamento quanto à atual forma de referência aos mesmos, utilizando dados do levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organizações das Nações Unidas (ONU). Os dados são articulados à descrição de momentos históricos bem como a observações vinculadas ao referencial teórico. Conclui que as pessoas com deficiência, embora tenham assegurados seus direitos à educação por meio de leis presentes na constituição brasileira, são excluídas da mesma. Demonstra-se que não bastar ser garantido na legislação o direito a educação de pessoas com deficiência para que a inclusão se efetue, são necessárias modificações importantes no ambiente escolar e nos sistemas de ensino, assim como na ideia que a sociedade ainda tem desses indivíduos.

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

Araújo, I. de M., & Capra, C. L. (2018). A Exclusão de Deficientes na Escola Regular. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.411–420. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/539

Edição

Seção

Pesquisa Concluída, Cultura Popular

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